Lucas do Rio Verde ganha divulgação ímpar com jogo de futebol
Uma piada que rodou no facebook mostra uma pessoa peguntando para outra: “Voce conhece Lucas do Rio Verde?” E, diante da negativa da resposta vem a explicação: “o time todo do Corinthians conheceu, prá não esquecer mais”. Aliás, o Brasil todo já tem motivos de sobras para conhecer Lucas, apesar de ser por meio do mais importante dos eventos sem importância, o futebol.
É certo que as piadas trazem em si uma relação estranha de seriedade. Afinal, no segmento da Economia, Lucas do Rio Verde é muito conhecida, no Brasil e no Exterior, por ser uma cidade modelo no agronegócio matogrossense, que é modelo no agronegócio brasileiro, produzindo 1,5 milhão de toneladas de grãos por temporada.
No Brasil é o oitavo maior produtor de soja, segundo maior de milho, décimo de algodão, quarto de óleo de soja. Em Mato Grosso é o maior em abate de suínos e aves. O município está no 249º lugar no ranking brasileiro de desenvolvimento humano – o segundo melhor do Estado, atrás apenas da capital, Cuiabá – conforme o estudo do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Lucas também dá show na Educação Fundamental, apresentando índices acima das médias nacional e estadual. A cidade reúne predicados que só o primeiro mundo tem, com um grau de alfabetização de 96% e renda per capita que se aproxima dos R$ 50 mil, o triplo da média brasileira. E, resume seu progresso crescente no mais novo fator de desenvolvimento, a implantação de um terminal da FICO (Ferrovia do Centro-Oeste) que a ligará diretamente a um porto e se encontra em fase final de um processo que deverá desembocar na licitação, em dezembro.
Com esta performance de progresso, que motivou, inclusive algumas discussões bem humoradas no Face (vide o humorista Marcelo Tas), o Luverdense entra não só na história do futebol da cidade, como extrapolou suas funções trazendo para o solo matogrossense as principais redes de comunicação e promovendo a cidade nacionalmente, em um nível de massa, pelo menos por uma semana, de forma positiva.
Inclusive os dados de Lucas foram difundidos minutos antes do jogo, pelo jornalista Fernando Fernandes, da TV Bandeirantes, que por mais de três minutos ressaltou as qualidades da cidade. Se quantificarmos o retorno da comunicação propiciado pelo luverdense podemos ver que no horário que Fernando Fernandes foi ao ar, o custo de 30 segundos de propaganda na sua emissora é de algo em torno de R$ 300 mil, podermos imaginar o quanto o jogo “rendeu” para Lucas e para o Mato Grosso de mídia positiva. A simples partida de futebol da Copa do Brasil colocou Lucas em outros mapas que a cidade não freqüentava.
*Ailton Segura é jornalista e professor de jornalismo na UFMT"); Este artigo foi originalmente publicado no jornal A Gazeta de 24 de agosto.
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