Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 29 de Agosto de 2013 às 07:27

    Imprimir


Nilson Leitão (PSDB/MT) liberou junto ao ministério da Saúde, emenda de sua autoria na Lei Orçamentária Anual de 2013, para o Hospital Santo Antônio de Sinop. No final de 2011, o deputado conseguiu a liberação do credenciamento do hospital, que é única referência para o tratamento de câncer na região Norte, para atendimento pelo Sistema Único de Saúde.

A emenda no valor de 700 mil reais será destinada para reformar ou ampliar o hospital, que tem sido alvo de investimentos do parlamentar, em 40 leitos para atendimento pelo SUS. O objetivo é transformá-lo em um centro de referência no tratamento contra a doença, além do fortalecimento em Alta Complexidade, facilitando acesso de toda região à unidade.

Além da liberação ao SUS, Leitão conseguiu junto ao Ministério da Saúde autorização para credenciar a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em oncologia (UNACOM), o que possibilitou o atendimento oncológico (quimioterapia) no hospital. Nilson Leitão também destinou em 2012 emenda parlamentar que garantiu a aquisição de equipamentos de radioterapia e braquiterapia, além de viabilizar a construção da área para instalação dos aparelhos.

A referida área destinada já passou pela vistoria do Ministério da Saúde onde foi classificada como uma das melhores para a implantação do centro de aparelhagem.

Leitão diz que a busca por melhora no atendimento aos pacientes é uma luta desde seu mandato como prefeito e continuou sendo uma das prioridades durante seu mandato como deputado. “Esse é um sonho ainda da época que eu era prefeito. Participei do início dos trabalhos e como deputado continuamos empenhando esforços. Conseguimos credenciar o hospital, incluir Sinop no programa de radioterapia e braquiterapia, e agora empenhamos 700 mil reais para melhorar a infraestrutura. É uma melhora que garante aos pacientes da região um tratamento de qualidade na luta contra a doença”, diz.

Os investimentos que buscam a melhora do hospital garante o tratamento, não só para a população de Sinop, mas para todos no norte do Estado de Mato Grosso, sul do Pará e parte de Rondônia. Dessa forma é possível garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes que estão em tratamento, principalmente os mais carentes.


--------------------------------------------------------------------------------

Proposta de plebiscito sobre reforma política quer desviar atenção do povo, acreditam parlamentares
O líder da Minoria na Câmara, Nilson Leitão (MT), e o deputado William Dib (SP) disseram nesta quarta-feira (28) que o governo federal quer desviar a atenção da sociedade ao recuperar o plebiscito sobre a reforma política, anunciado após as manifestações de junho. Líderes do PT, PDT, PSB e PCdoB protocolaram na Mesa Diretora da Câmara a proposta de consulta popular. Foram coletadas 188 assinaturas, apenas 17 a mais do que as 171 necessárias para a tramitação do projeto.
Para Dib, é inconcebível realizar o plebiscito a essa altura do campeonato. “Imaginar que um tema tão complexo pode ser factível de plebiscito é empurrar o problema ladeira abaixo. Não tem jeito de dar certo”, retrucou. O deputado acredita ser complicado fazer uma consulta popular envolvendo tantos temas. Outro problema é a falta de tempo para que a reforma seja discutida pela população e entre em vigor já nas eleições de 2014.
Na avaliação de Leitão, seria interessante votar uma minirreforma eleitoral, não um plebiscito. O tucano diz que o projeto tem a finalidade de desviar a atenção da sociedade. “Na verdade é um engodo. Quem quer fazer a reforma política teve algumas oportunidades. O governo do PT está há 10 anos no poder. Nesse momento é impossível que um plebiscito resolva a reforma para 2014. É apenas mais uma peça publicitária para desviar o foco de outros assuntos. O plebiscito não resolve o problema da reforma política”, afirmou.
A reforma proposta pelos partidos teria que ser aprovada até 5 de outubro para valer em 2014. Apenas 4 partidos, dos 23 existentes no Congresso aderiram a proposta do plebiscito.
Artur Filho
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/10017/visualizar/