Notícias Eleições Brasil 2014
Mato Grosso é o 10º com eleição mais cara do país
A eleição para Governador em Mato Grosso é a 10º mais cara do país, segundo levantamento da Folha de São Paulo, divulgado nesta terça-feira (09). O ranking teve como base dados da prestação de contas dos candidatos, divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último fim de semana.
Lúdio promete acabar com ‘mamata’ de família maior doadora de Taques
O candidato a governador Lúdio Cabral (PT) prometeu acabar com a “mamata” de uma família responsável por metade das doações para a campanha do também candidato ao governo Pedro Taques (PDT) e é beneficiária de incentivos fiscais, durante encontro com a federação maçônica Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT), na loja maçônica Palácio da Paz, na noite desta segunda-feira (08/09).
Taques contrata ex-ministro para 'combater' Riva
Autora de um dos pedidos de impugnação da candidatura ao governo do Estado do deputado estadual José Riva (PSD), a coligação Coragem e Atitude para Mudar, que tem o senador Pedro Taques (PDT) disputando o cargo de governador, contratou o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani para atuar neste processo.
Fagundes cobra Dilma sobre melhora na segurança de MT, mas toma cuidado para não criticar Silval
Sem ter como fugir ao tema, a crise que assola a segurança pública de Mato Grosso obrigou o deputado federal Wellington Fagundes (PR), candidato ao Senado pela coligação ‘Amor à Nossa Gente’, para buscar socorro em Brasília. tomando o cuidado para não criticar o governador Silval Barbosa (PMDB), Fagundes pediu socorro à presidente Dilma Rousseff e ao Ministério da Justiça, para a melhoria da segurança pública de Mato Grosso e do Brasil.
Ibope e Mark Freitas divergem em até 10 pontos em pesquisa para o governo de MT
Na reta final da eleição, as pesquisas eleitorais passam a ter um peso importante na decisão do voto do eleitor, tanto dos indecisos quanto de quem já havia escolhido em quem votar. Cientes dessa constatação, os candidatos traçam estratégias específicas para aproveitar ou se defender dos resultados e os seus reflexos. Quem está na frente comemora, divulga nos programas de rádio, televisão e reproduzem em material gráfico. Quem está atrás esperneia, crítica e coloca em xeque a credibilidade dos institutos. É regra.
Campanha de Rogério Salles tem indícios de “caixa dois”, avalia cientista político
Uma arrecadação de campanha fora da realidade de uma disputa eleitoral, bem aquém dos valores tradicionais para um pleito majoritário, tem fortes indícios de “caixa dois”, isto é, ingresso de recursos financeiros não contabilizados e não declarados aos órgãos de controle e fiscalização. Esse indício, segundo avaliação do cientista político David Fleischer, professor titular do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB), está aparentemente presente na campanha do ex-governador Rogério Salles, candidato ao Senado pelo PSDB, da coligação “Coragem e Atitude para Mudar”.
Denuncismo se acentua na reta final da campanha
Militantes das campanhas dos candidatos ao Senado Wellington Fagundes (PR) e Rogério Salles (PSDB) acirram ainda mais a disputa e sobem o tom nas denúncias e críticas. Enquanto apoiadores do republicano afirmam que o ex-governador é réu em processo por improbidade administrativa, na venda de ações da Cemat, eleitores do tucano citam um Projeto de Decreto Legislativo (PDC), proposto por Fagundes em 2003, que prevê a divisão de Mato Grosso em 2 estados e atualmente tramita na Câmara dos Deputados.
Aécio e Marina atacam gestão da Petrobras; Dilma defende o pré-sal
Na propaganda eleitoral desta terça-feira (9) no rádio, os candidatos à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) atacaram a gestão da Petrobras e fizeram referência ao suposto esquema de propina na estatal, denunciado pelo ex-diretor de Refino e Abastecimento, Paulo Roberto Costa. Em seu programa, a presidente Dilma Roussef, candidata à reeleição pelo PT, defendeu os investimentos no pré-sal, um dos carros-chefes da empresa, e disse que os recursos gerados vão garantir o futuro do país.