Notícias Saúde
"Dor é um sintoma, não a doença", diz médica sobre o abuso de remédios
O número é assustador e expõe um grave problema de saúde pública. Mais de 80 milhões de brasileiros se automedicam, o que representa quase 50% da população. Seja por falta de dinheiro ou de tempo, muita gente deixa de ir ao médico quando se sente mal e prefere seguir recomendações de terceiros ou ler dicas na internet. E aí os riscos são grandes: muitos transplantes são realizados por consequências do uso indevido de medicamentos.
Leia mais...
Vídeo mostra o que acontece no cérebro da mulher durante o orgasmo
Pesquisadores americanos fizeram um vídeo em 3D mostrando o que acontece no cérebro de uma mulher durante o orgasmo.
Leia mais...
Estudos discutem limites para prematuridade de bebês
Avanços no cuidado neonatal estão permitindo a sobrevivência de bebês cada vez menores, alargando os chamados limites de viabilidade. Esse limite significa o tempo de gestação após o qual o feto é capaz de viver fora do útero, sem ajuda artificial.
Leia mais...
Exame de DNA para HPV deve ser rotina, diz pesquisa
Um extenso estudo envolvendo 45 mil mulheres mostrou que o teste para detecção do DNA do vírus HPV, associado ao exame preventivo ginecológico, é mais eficiente para o diagnóstico precoce das lesões que podem levar ao câncer do colo do útero em relação ao papanicolau-padrão.
Leia mais...
Professor americano diz que jovens recebem exemplos pouco saudáveis de sexo
Na sala de aula, ele mantém uma caixinha onde os alunos podem colocar perguntas sobre sexualidade.
Leia mais...
Morte fetal está frequentemente ligada a problemas na placenta
A morte de um feto no útero materno está normalmente ligada a dificuldades na gravidez, como problemas com a placenta ou parto prematuro, segundo duas pesquisas americanas publicadas nesta terça-feira e que buscam levar luz às causas e riscos desse fenômeno pouco estudado.
Leia mais...
Acesso a medicamentos gratuitos cresce 1266% no Mato Grosso
O “Saúde Não Tem Preço” – marca do Aqui Tem Farmácia Popular – beneficia cada vez mais brasileiros e amplia o acesso ao tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). No Mato Grosso, o programa do Ministério da Saúde aumentou o número de habitantes ofertados com medicamentos de diabetes e hipertensão em 1266% de janeiro a novembro. O total mensal de pessoas que retiraram esses produtos nas 279 farmácias e drogarias credenciadas passou de 1.964, em janeiro, para 26.824, em novembro. Em todo o país, a quantidade de beneficiados aumentou 264% no mesmo período. O total mensal de brasileiros assistidos pelo Saúde Não Tem Preço passou de 853.181, em janeiro, para 3,1 milhões em novembro. Em todo o período, 6,9 milhões de pessoas foram beneficiadas. Deste total, 58.057, no Mato Grosso.
Leia mais...
SUS incorpora novos medicamentos para tratamento ao infarto
Pacientes que sofrem de infarto agudo do miocárdio terão novas opções de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a incorporação de mais quatro medicamentos para diagnóstico, cuidado e prevenção. A medida terá investimento anual do Ministério da Saúde de R$ 34,9 milhões.
Leia mais...
Freiras devem tomar pílulas anticoncepcionais, dizem especialistas
Um artigo publicado na revista científica "The Lancet" sugere que as freiras católicas pagam um preço alto pelo voto de castidade e recomenda que elas passem a tomar a pílula anticoncepcional.
Leia mais...
Dieta de baixos carboidratos duas vezes por semana emagrece, diz estudo
Uma pesquisa apresentada em um simpósio sobre câncer de mama em San Antonio, no Texas (EUA), mostrou que uma dieta intermitente de baixos carboidratos funciona melhor do que esquemas tradicionais, em que a quantidade de calorias é controlada dia a dia.
Leia mais...