Notícias Meio Ambiente
ONG constata que 30% das fontes de água do país têm qualidade ruim ou péssima
Pesquisa da ONG (organização não governamental) SOS Mata Atlântica mostra que as fontes de água no país estão cada vez mais poluídas e que, diante disso, a saúde da população corre risco. Ao analisar amostras de 43 corpos dágua, em 12 estados e no Distrito Federal, a ONG verificou que nenhuma foi considerada boa ou ótima.
Série sobre a região de Foz do Iguaçu abre o Projeto Natureza na TV Globo.
Rede Globo lança novo portal sobre meio ambiente
Vivemos numa época em que as nações discutem formas de conter o aquecimento global e a destruição da biodiversidade, e em que a indústria se esforça para produzir aparelhos que gastem menos energia ou funcionem de forma mais limpa. Hoje é consenso a necessidade de diminuir a poluição nas cidades e no campo, e de resolver a destinação das imensas quantidades de lixo produzidas diariamente. Nesta época, em que o Brasil quer se firmar como uma potência global sustentável, estar a par das últimas novidades na área ambiental é uma necessidade.
Ibama libera licença para instalar terminal ferroviário em MT
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) expediu Licença de Instalação para implantação do Terminal Ferroviário de Itiquira, na região Sul de Mato Grosso. A licença faz parte do conjunto de obras a serem realizadas pela empresa América Latina Logística (ALL) que pretende "ligar" os trilhos que sairão de Alto Araguaia para chegar até Rondonópolis.
Colapso do sistema de defesa da BP causou vazamento, diz "NYT"
A explosão ocorrida em 20 de abril na plataforma de petróleo no golfo de México, que causou o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, aconteceu devido a um colapso de todos os sistemas de defesa do complexo da BP, informou no domingo o jornal "The New York Times".
Desmatamento da Amazônia leva à descoberta e à extinção de espécies
Na Amazônia peruana uma espécie de ave é descoberta ao ano e uma de mamífero a cada quatro, mas paradoxalmente cada nova descoberta faz parte de uma tragédia, pois ocorre devido ao desmatamento realizado por empresas de petróleo, mineradoras e madeireiras.
MT está de volta ao topo dos estados que mais desmataram
Mato Grosso voltou a figurar na frente dos estados que mais desmataram a Amazônia Legal, embora os números estejam cada vez menores, de acordo com boletim produzido pela ONG Imazon a partir de dados de satélites captados em novembro. De todos os 65 Km2 devastados na área de floresta, Mato Grosso foi responsável por 25 Km2, 38% do total. O Imazon é o mesmo instituto que apontou a Amazônia ainda longe de atingir as metas estabelecidas pela ONU sobre pobreza, educação, saúde e meio ambiente para 2015.
Cerca de 100 peixes vivos apreendidos são devolvidos para o Rio Cuiabá
Cerca de cem unidades de peixes foram devolvidas ao Rio Cuiabá pela Delegacia Especializada de Defesa do Meio Ambiente (Dema) e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Os peixes foram aprendidos em uma operação realizada ontem, na região do Rio Manso. Na localidade também foram apreendidos três tarrafas, duas arfas de pescas. Nenhum pescador foi preso no local. Eles fugiram ao avistarem a chegada da fiscalização.
Leia mais...
Parceria viabiliza conservação do Parque Municipal do Lageadinho
Uma parceria entre a Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Lageadinho, Prefeitura Municipal e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro) proporcionou a limpeza e plantio de árvores na área do Parque Municipal do Lajeadinho, localizado na região da grande Vila Operária. A ação foi realizada nos dias 15 e 16 de dezembro com o apoio da Cooperativa dos Catadores de Rondonópolis.
Conselho Federal de Biologia nega que tenha aprovado novo Código Florestal
O CFBio (Conselho Federal de Biologia) reforçou hoje, em nota, que em nenhum momento aprovou o relatório do deputado Aldo Rebelo (PT) sobre o novo Código Florestal Brasileiro.
Leia mais...
Ambientalistas protestam contra mudanças no código florestal
Em Brasília, nesta terça-feira, ativistas do Greenpeace protestaram em frente à Câmara dos Deputados, "contra a tentativa de aprovação a toque de caixa do novo Código Florestal", que anistia desmatadores. O principal alvo foi líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza (PT-SP), que declarou apoio aos ruralistas na aprovação ainda este ano da lei.