Publicado em Quinta - 27 de Novembro de 2014

Inflação do aluguel registra avanço de 0,98% em novembro

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como inflação do aluguel, porque é usado como referência de reajuste na maioria dos contratos de locação, registrou alta de 0,98% no mês de novembro. No mês anterior, a variação foi de 0,28%, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em novembro de 2013, a variação foi de 0,29%. A variação acumulada em 2014, até novembro, é de 3,05%. Em 12 meses, o IGP-M variou 3,66%.

Leia mais...

Carne é 'vilã' da inflação pelo 3º mês, mostra prévia do IPCA

Publicado em Quarta - 19 de Novembro de 2014

A inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) ficou em 0,38% em novembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador é considerado uma prévia do IPCA, que é o indicador usado pelo governo para as metas de inflação.

Leia mais...

Desemprego recua a 4,7% e tem menor taxa para outubro

Publicado em Quarta - 19 de Novembro de 2014

A taxa de desemprego ficou em 4,7% em outubro no conjunto das seis regiões metropolitanas, depois de atingir 4,9% no mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a menor taxa para o mês de outubro desde o inicio da série, em março de 2002.

Leia mais...

​Exportação de carne à China começará em dezembro

Publicado em Terça - 18 de Novembro de 2014

O ministro da Agricultura, Neri Geller, informou na tarde desta terça-feira, 18, que a retomada das exportações de carne bovina para a China deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro. Ele relatou detalhes da viagem que fez na semana passada ao país asiático, afirmando que conseguiu destravar o processo já que a liberação das importações havia sido anunciada em julho pelo governo chinês.

Leia mais...

'Prévia' do PIB indica que país saiu da recessão técnica

Publicado em Segunda - 17 de Novembro de 2014

A economia brasileira saiu da "recessão técnica" dos dois primeiros trimestres, e cresceu 0,6% entre julho e setembro, indicam dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira (17).

Leia mais...

Consumidor tangaraense sentiu no bolso ao longo da semana o reajuste dos combustíveis

Publicado em Sábado - 15 de Novembro de 2014

A alta da gasolina foi em média de 3% e do diesel, de 5% nas refinarias e teve repasse imediato par o consumidor final. O anúncio do aumento foi feito pela Petrobras no último dia 6 de novembro. O novo valor começou a vigorar a partir da 0h da sexta-feira (7). O consumidor está sentindo o peso do reajuste ao longo desta semana no momento de acertar a conta para encher o tanque.

Leia mais...

Taxa de juros no cheque especial ultrapassa os 11%, revela pesquisa

Publicado em Sexta - 14 de Novembro de 2014

A inadimplência no cheque no Brasil em 2014, até setembro, estava na casa dos 2,07% e em Mato Grosso em 4,78%. Um dos motivos para o crescimento são as taxas de juros que já chegam a 11,99% no cheque especial, dependendo da instituição financeira. De acordo com pesquisa mensal realizada pela Fundação Procon de São Paulo, os juros cobrados dos consumidores que usam o crédito automático do cheque especial já atinge uma média de 10%.

Leia mais...

Vendas de veículos caem 2,24% em Mato Grosso; Incerteza econômica é um fator

Publicado em Sexta - 14 de Novembro de 2014

As vendas de veículos zero quilômetro em Mato Grosso, até outubro, eram 2,24% menores em comparação ao ano passado. As dificuldades encontradas pelo consumidor na hora da aprovação de crédito e a incerteza econômica são alguns dos fatores apontados pelo setor para o baixo desempenho. No Brasil a queda em 2014 no comparativo com 2013 chega a 7,66% nas vendas de veículos zero quilômetro.

Leia mais...

IBGE: mulheres têm filho mais tarde e chefiam mais lares

Publicado em Sexta - 31 de Outubro de 2014

Os dados de gênero divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as brasileiras estão tendo filhos mais tarde e se tornando chefes de família em mais domicílios do país. A análise engloba uma década e compara dados dos censos de 2000 e 2010. Nesse período, a proporção de brasileiras com ao menos um filho diminuiu em todas as faixas etárias mais jovens (veja gráfico ao lado). Esse seria um dos reflexos do aumento da escolarização delas, que passaram a postergar a maternidade para continuar os estudos.

Leia mais...