Notícias Economia
Venda de veículos bate recorde no primeiro semestre, diz Fenabrave
As vendas de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) tiveram uma alta de 9,97% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, com 1.737.275 unidades emplacadas contra 1.579.716 em 2010. Com isso, bateram o recorde para um primeiro semestre. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (4) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Crédito Bancário cresce mais que Crédito Mercantil em 2010, revela Serasa Experian
O crescimento do Crédito Mercantil em 2010 ficou abaixo da evolução dos financiamentos bancários concedidos as empresas, de acordo com estudo especial elaborado pela Serasa Experian, com base nos balanços de 60 mil empresas, de todos os portes, atuantes em todos os setores da economia. Passada a turbulência da crise internacional, o aumento da oferta de crédito, conjugado a taxas de juros e prazos mais atrativos oferecidos pelo sistema bancário, impulsionou a evolução de 21,6% do crédito bancário no ano de 2010, contra crescimento de 11,5% no crédito mercantil, no mesmo período.
Leia mais...
Produção de arroz em Mato Grosso teve aumento de 5,8% na safra passada
Desvalorização do arroz pode reduzir produção da próxima safra em MT
No mesmo caminho que anda a rentabilidade do produtor de arroz no Rio Grande do Sul deve passar o rizicultores mato-grossenses. A desvalorização do produto no mercado que está prejudicando a renda do produtor e impactando na falta de investimento da porteira para dentro, no Sul do país, pode ser repetido em Mato Grosso.
Leia mais...
Mato Grosso conquista gestores russos e abre portas para o Brasil
Autoridades da Rússia receberam o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e a comitiva do Estado nesta segunda-feira (04.07) na cidade de Rostov-on-Don e declararam interesse em expandir as cooperações científicas e comerciais com o Brasil. O vice-governador de Rostov, Sergey Gorban, afirmou que a iniciativa mato-grossense se tornará um marco na relação entre os dois países e que está abrindo precedentes para outras parcerias em segmentos distintos.
Leia mais...
Receita reforça alerta de que não manda e-mail para contribuinte
A Receita Federal divulgou comunicado nesta segunda-feira em que reforça alerta para que contribuintes não abram e nem respondam mensagens de e-mail supostamente enviadas pelo órgão.
Bovespa sobe pelo sexto dia e fecha em alta de 0,78%
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) completou seis pregões consecutivos com valorização das ações, na rodada de negócios desta segunda-feira.
Produtores reclamam que custo de produção está muito baixo
Crise na suinocultura pode gerar 5 mil demissões em MT, dizem produtores
A crise no setor produtivo da suinocultura de Mato Grosso pode gerar a demissão inicial de 5.190 trabalhadores do setor somente neste ano. A queda das exportações de carnes em função da desvalorização do câmbio é percursora dos problemas que ganham força com os embargos da Rússia e da Ucrânia nos últimos dois meses. Além dos impasses internacionais, o setor passa por uma crise interna relacionada ao déficit entre o custo de produção e o preço da carne suína cobrado no mercado. Esta última situação pode se agravar se for confirmada uma queda na produção de milho no estado e, consequentemente, a elevação do preço do produto. O grão presenta 70% da ração destinada para a engorda do animal.
Consórcio de gigantes de tecnologia compra patentes da Nortel
Um consórcio formado por empresas de tecnologia como Ericsson, Apple, EMC, Microsoft, Research In Motion (RIM) e Sony foi o vencedor do leilão das patentes da Nortel Networks, fabricante canadense de equipamentos de rede.
Leia mais...
Preço do tablet deve cair entre 10% e 15% neste ano, diz especialista
O governo federal propôs uma redução de impostos para os fabricantes de tablets no país, mas isso não deve ser o grande responsável por sua popularização, de acordo com Luciano Crippa, gerente de pesquisas da consultoria IDC Brasil.
Leia mais...
Governo de MT concede incentivo para criadores
Para reduzir o impacto da crise enfrentada pela suinocultura de Mato Grosso, o governo do Estado reduziu o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) do quilo do suíno vivo. Portaria 159/2011, publicada no dia 15 de junho, entrou em vigor no dia 25, reduzindo o valor de R$ 2,25 para R$ 1,65, o que representa uma queda de 26,6%. O PMPF, apurado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) regularmente, é usado como base de cálculo para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A alíquota atual é de 12%
Leia mais...