Notícias Ciência
Estudo mostra como o cérebro se apaixona
Uma revisão de estudos feita na Syracuse University (EUA) revela quais partes do cérebro são estimuladas quando uma pessoa se apaixona. A professora responsável pelo estudo, Stephanie Ortigue, mostra que a paixão causa uma sensação de euforia similar à experimentada por alguém que consome cocaína e também estimula áreas intelectuais do cérebro. O processo de se apaixonar leva um quinto de um segundo.
Cenas da natureza reduzem dor de pacientes com câncer, diz estudo
Uma combinação de imagens de belas cenas da natureza e música com sons relaxantes ajuda a amenizar dores de pacientes com câncer durante procedimentos invasivos como punções e biópsias, segundo cientistas americanos.
Elefantes são "engenheiros" que ajudam na biodiversidade, diz estudo
Um estudo de cientistas americanos afirma que áreas destruídas por elefantes abrigam mais espécies de anfíbios e répteis do que aquelas que ficam intocadas, o que faz dos paquidermes verdadeiros "engenheiros ecológicos".
"Punir usuário de maconha não ajuda", dizem especialistas e ativistas em debate
É contraproducente e cruel punir usuários de maconha como se fossem criminosos, e falta uma distinção mais clara entre traficantes e simples consumidores da erva na legislação do país.
Erro: calendário maia não acaba em 2012, diz pesquisador
Um artigo publicado escrito por Gerardo Aldana, professor da Universidade da Califórnia-Santa Bárbara, e publicado no livro Calendars and Years II: Astronomy and Time in the Ancient and Medieval World argumenta que as conversões aceitas atualmente do calendário maia podem estar erradas por um período entre 50 e 100 anos. Segundo o pesquisador, o problema estaria na veracidade dos documentos utilizados nos cálculos. As informações são do site LiveScience.
Abraço caloroso na piranha
Homem sai da Europa para pegar piranha na África
PublicidadeO pescador inglês Jeremy Wade, de 52 anos, estava em uma expedição no rio Congo, na África, quando conseguiu capturar esse monstrinho.
Estudo aponta possível terapia genética contra depressão
Pesquisadores identificaram um gene que pode causar sintomas de uma grave depressão, e disseram que talvez seja possível usar uma terapia genética para impedi-los.
Lua abriga tesouros como a prata, revela estudo
O solo lunar é mais rico do que se pensava até agora, com vestígios de prata em meio a uma mistura complexa de elementos e componentes encontrados dentro de uma das crateras da Lua, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira.
Cometa já pode ser visto durante a madrugada em Mato Grosso
Ao olhar de madrugada para a direção norte, cometa será observado como um ponto verde brilhante.Nas madrugadas dos próximos dias os mato-grossenses poderão observar a passagem do cometa Hartley 2. Ao olhar para o céu na direção norte nas madrugadas a partir de hoje até o dia 02 de novembro, será possível visualizar o cometa. O melhor horário para tentar ver o fenômeno astronômico é por volta das 3h30.
Mulheres morrem mais por doenças cardiovasculares
Outro mito derrubado pelo relatório da ONU divulgado hoje é em relação à saúde da população. O documento diz que “as mulheres são mais propensas a morrer de doenças cardiovasculares, especialmente na Europa”. Dados de 2004, compilados pelo relatório, mostram que, naquele ano, 32% das mulheres morreram de doenças do coração, contra 27% dos homens.