Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011

Índios cobram pedágio de até R$ 100 para liberar acesso a 7 cidades de MT

Cerca de 120 índios da etnia Enawenê-nawê bloquearam a MT-170 que dá acesso aos municípios de Juína, Brasnorte, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Colniza e Aripuanã. O protesto, que iniciou na terça-feira (15), é contra a falta de remédios e atendimento de saúde nas aldeias, já que, segundo a coordenação regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), o convênio com a ONG Operação Amazônia Nativa (Opan), que atendia as comunidades, terminou no início deste mês. De acordo com o chefe regional da Fundação Nacional do Índio, Antônio Carlos de Aquino, os índios interditaram a ponte sobre o rio Juruena, próximo ao município de Juína, e só liberam a passagem com pagamento de pedágio de até R$ 100.
Leia mais...

Cidades próximas a Valadares, MG, têm maior proporção de emigrantes, diz IBGE

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011

Os municípios de Sobrália, São Geraldo da Piedade e Fernandes Tourinho, na Região Leste de Minas Gerais, são as cidades brasileiras com maior proporção de emigrantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia mais...

Juíza interdita Pomeri e cobra várias medidas

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011 | por Gláucio Nogueira

O Centro Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri) foi interditado pela Justiça. Na decisão, a juíza da Primeira Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo Santos, determinou a remoção imediata de todos os adolescentes que estão no bloco antigo da unidade, além da proibição de entrada de qualquer infrator que não seja de Cuiabá.
Leia mais...

Mato Grosso tem 2º maior índice de emigrantes no Centro-Oeste

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011 | por Karoline Kuhn

O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que pelo menos 8,2 mil mato-grossenses deixaram seus municípios para buscar melhores condições de vida em outros países, até o ano passado. A maioria é mulheres, 4,4 mil. A quantidade de homens é de 3,7 mil.
Leia mais...

Índio nega crime e acusa principal testemunha

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011 | por Raquel Ferreira

Leia mais...

61% dos óbitos são de homens

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011 | por Caroline Rodrigues

Quatorze mil e trinta e oito mortes foram registradas ano passado em Mato Grosso, conforme os dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do total, 8.630 são homens, o que representa 61%.
Leia mais...

Mortalidade infantil é de 5,1%

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011

Mato Grosso é oitavo no ranking de mortalidade infantil e registrou a morte de 5,1% das crianças com até 1 ano de idade em 2010.
Leia mais...

Mato Grosso tem pior taxa do Centro-Oeste

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011 | por Gláucio Nogueira

Mato Grosso tem a pior taxa de analfabetismo do Centro-Oeste.
Leia mais...
O veículo foi roubado na Praça Popular em Cuiabá
O veículo foi roubado na Praça Popular em Cuiabá

Ladrão perde o controle de carro roubado e cai em córrego de Cuiabá

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011

Um veículo roubado caiu em um córrego de Cuiabá durante uma perseguição policial. De acordo com as informações repassadas pela polícia, um homem roubou um veículo de passeio que estava estacionado nas proximidades da Praça Popular, na região central da capital.
Leia mais...

Juíza de MT manda interditar unidade que servia comida azeda a infratores

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011

A Justiça determinou a interdição parcial da unidade do Centro Socioeducativo de Cuiabá, antigo Complexo do Pomeri, devido à superlotação, más condições de higiene e precariedade no prédio da unidade. Na decisão tomada nesta quarta-feira (16), após verificação in loco, a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude do município, Gleide Bispo Santos, argumentou que somente neste ano três adolescentes morreram nas dependências da instituição e relatórios apontam que a alimentação era servida azeda e com larvas nas saladas, entre outros problemas. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, responsável pela unidade, informou que até a manhã desta quinta-feira (17) não havia sido notificada da decisão.
Leia mais...