Notícias Agronegócios
Mato Grosso negocia 95% do milho em leilão da Conab
Mato Grosso comercializou 95% do milho ofertado no leilão promovido pelo governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quarta-feira (5). Foram vendidas 6,587 mil das 6,907 mil toneladas do grão.
Produtores mineiros jogam fora toneladas de batata
Em Minas, os produtores rurais do sul estão jogando as batatas fora, colhidas nesta safra.
Secretaria de Agricultura divulga balanço das atividades realizadas em 2010
A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Rondonópolis divulgou o relatório de atividades desenvolvidas pelo órgão no exercício 2010. Segundo o secretário da pasta, Valdir Corrêa, o trabalho realizado pelos quatro núcleos que compõe a secretaria levou uma série de benefícios para as comunidades da zona rural do município.
Prazo de adaptação às novas regras de produção orgânica termina na sexta
Termina nesta sexta-feira o prazo para adaptação dos agricultores às novas regras de produção orgânica. O alerta é do Ministério da Agricultura. A regularização se baseia nas regras para produção e comercialização, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização, e segue as normas estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, informou o governo.
Setecs forma mais de 800 operadores de máquinas agrícolas
O Projeto Parceria Rural Agricultura, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), é mais uma iniciativa que contribui para a formação do trabalhador rural mato-grossense. Neste ano, 867 pessoas em 10 cidades do Estado receberam a qualificação necessária para a operação de maquinário agrícola, como colheitadeiras e tratores usados no plantio e colheita da safra de grãos.
Escoamento da safra 2010/2011 deve custar até 15% mais caro
O escoamento da safra 2010/2011 deve custar até 15% mais caro para os produtores e esmagadores de grãos de Mato Grosso a partir de janeiro. O aumento é comum no período em que a colheita e o embarque dos produtos são intensificados. No ano que vem não só os custos de viagem vão ser levados em conta. Um outro fator também contribui para este aumento: a falta de mão-de-obra para esse tipo de transportes.
Anomalia está confirmada na soja em MT
Se antes eram apenas sintomas, agora são casos praticamente confirmados da anomalia que vem causando pânico entre os produtores de Mato Grosso: a soja louca II. Ontem, o gerente técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas, confirmou ao Diário que todos os sintomas apontam a existência da doença em lavouras mato-grossenses, localizadas nos municípios de Sorriso (maior produtor de soja do mundo), Cláudia e Vera.
Pastagem: agropecuária de Mato Grosso está em estado de emergência
Com pastos cada vez mais fracos, Mato Grosso está vivendo, nos últimos meses, uma situação considerada "estado de emergência" na agropecuária. Mesmo iniciando a estação das águas, muitas pastagens continuam morrendo, o que interfere diretamente na economia do estado, afetando no abate, no preço da carne e, consequentemente, na mesa do consumidor.
Prazo de adaptação às novas regras de produção orgânica termina dia 31
Termina no dia 31 de dezembro o prazo para adaptação dos agricultores às novas regras de produção orgânica. O alerta é do Ministério da Agricultura. A regularização se baseia nas regras para produção e comercialização, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização, e segue as normas estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, informou o governo.
Cultura passou a ser alternativa na rotação de cultura no Estado somente a partir da década de 90
Mercado espera por mais uma produção de milho recorde no Estado
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a safrinha do milho no Estado se encerra sob um enigma: “a incerteza entre o papel de estrela e vilã na produção de milho brasileiro é cada ano mais difícil de decifrar em Mato Grosso. O ano 2010 se encerra marcado pelo plantio de uma área recorde, o que resultou também em uma produção de enlouquecer produtores e órgãos federais”.