Notícias Política
Governo apela em nota para que professores retornem às aulas
O governo do Estado emitiu comunicado oficial sobre a greve dos professores em vigor há mais de 60 dias, nesta sexta-feira (11), após reunião com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) e que não chegou a consenso sobre a proposta apresentada pelo governo. Na nota, o governo apela para que os professores retornem às atividades, que deixa mais de 500 alunos sem aulas. O governo também divulgou que 400 escolas já retomaram suas atividades.
Alckmin diz que não irá se intimidar por ameaça de grupo criminoso
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse hoje (11) que não irá se intimidar diante da ameaça contra ele de uma organização criminosa que age no estado. Segundo matéria do jornal O Estado de S. Paulo, divulgada hoje, interceptações telefônicas mostram que, pelo menos desde 2011, a facção Primeiro Comando da Capital (PCC) planeja matar o governador.
Usuários da telefonia móvel reclamam da falta de sinal em Juína
O posto de atendimento itinerante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel esteve em Juína, ontem, colhendo informações sobre os serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular à população. A maior parte da reclamação dos usuários está relacionada à ausência do sinal, e na dificuldade de completar uma ligação. A deficiência na prestação dos serviços pelas operadoras tem refletido no comercio local, como é o caso da comerciante Glaucia Farias Silva, que relatou que a falta de sinal dificulta a venda na loja.
Gilmar Mendes diz que Constituição é produto de movimentos sociais
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e um dos principais constitucionalistas do país, Gilmar Mendes se posiciona de forma categórica sobre temas que ainda geram controvérsias, como o episódio do julgamento do mensalão. Nesse aspecto, o ministro não deixa dúvidas ao reiterar que “como afirmou em seu voto, acredita serem inadmissíveis embargos infringentes em ações penais originárias de competência do STF”. O olhar do ministro também se atém a outros assuntos que geram repercussão, como o foro privilegiado.
Dilma anuncia investimentos para metrô de Porto Alegre e entrega motoniveladoras
Dando continuidade à agenda que cumpre no estado do Rio Grande do Sul, a presidenta Dilma Rousseff anuncia hoje (12) investimentos em Porto Alegre do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de mobilidade e entrega motoniveladoras a prefeituras do estado. Ontem (11), a presidenta inaugurou quatro creches e participou da formatura de 1.152 estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na cidade gaúcha de Novo Hamburgo.
Mato Grosso Muito Mais, PSDB e DEM se reúnem para avaliar o “troca-troca” partidário
Líderes do PSB, PPS e PDT, partidos embrionários do movimento "Mato Grosso Muito Mais", mais representantes do PSDB e do DEM se reúnem na próxima semana para fazer um balanço do “troca-troca” partidário, encerrado no último dia 5. A intenção é avaliar o quanto os partidos ganharam e perderam, comparar com as mudanças dos quadros rivais para fazer uma nova leitura do cenário político, tendo em vista 2014.
MPE intervém para acabar com a greve; governo e professores estão convocados
A crise gerada pela greve dos professores, que já completou 60 dias, levou o Ministério Público do Estado (MPE) a intervir convocando o governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) para uma reunião nesta segunda-feira, às 14 horas, na capital. Ainda não foi definido o local para o encontro, que ocorrerá sob uma recomendação: acabar imediatamente com esse impasse.
Para Marina, união com Campos levará a luta entre "David e Golias" em 2014
A ex-senadora Marina Silva afirmou, nesta quinta-feira, que a união com Eduardo Campos (PSB) foi uma aliança “entre anões”, referindo-se ao tamanho do partido do governador de Pernambuco e do Rede Sustentabilidade, legenda que não conseguiu ser homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ela, a luta rumo à Presidência da República em 2014 será de David contra Golias e buscará descontruir a política nacional, tentando tirar do poder a hegemonia do PT e do PSDB.
Dilma veta mais uma vez porte de arma a agentes prisionais fora de serviço
A presidente Dilma Rousseff vetou novamente o porte de armas a membros de escolta de presos, agentes e guardas prisionais fora do horário de serviço. O veto foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.
Cuiabá deve criar Fundo de Pavimentação Urbana
Cuiabá vai criar um Fundo de Pavimentação Urbana. Com um déficit de 700 quilômetros e com a constante falta de recursos para atender a demanda que cresce 10% ao ano, seriam necessários investimentos da ordem de R$ 1 bilhão, ou mais da metade do orçamento anual para que em uma década se pudesse reverter a situação das localidades sem asfalto, sem deixar de dar manutenção naquelas que já contam com o benefício.