Notícias Política
Ministra: vetos são legais, e Código Florestal é página virada
O governo não desrespeitou a regra democrática ao regulamentar por decreto alguns pontos vetados da medida provisória do Código Florestal, e quer "virar a página" do debate, afirmou nesta quinta-feira a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, um dia depois de parte da medida ter sido alvo de veto presidencial.
CCJ aprova regras que facilitam desapropriações para Minha Casa, Minha Vida
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira (16) novas regras que podem acelerar as desapropriações por utilidade pública. A proposta segue para análise do Senado.
Lula fará tour de campanha por três capitais do Nordeste
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um tour por cidades nordestinas na semana que vem para pedir votos aos candidatos petistas que disputam o segundo turno. Na próxima terça-feira, Lula estará em Fortaleza e, na quarta, visitará João Pessoa e Salvador.
TSE dá registro para candidato a vereador em Sinop; de Sorriso não consegue
O TSE analisou, hoje, diversos recursos de candidatos a vereador em Mato Grosso que tiveram seus registros de candidaturas indeferidos. A candidata Tereza Busseli Sanches Werner, de Sinop, obteve registro no Tribunal Superior Eleitoral e seus votos, que estavam sob júdice, passam a ser considerados válidos. O TRE havia negado recurso por ausência de juntada de certidão cível da Justiça Estadual de 1º grau. O ministro Arnaldo Versiani considerou que, posteriormente, foram cumpridas as exigências pela candidata e concedeu o registro. Tereza obteve 322 votos. Por enquanto, no sistema oficial do tribunal, a votação dela aparece "zerada" e mantido o mesmo coeficiente eleitoral, bem como a lista dos eleitos.
Cuiabá: Galindo diz que se manterá neutro no segundo turno
O prefeito Chico Galindo (PTB) garantiu, ontem, neutralidade no 2º turno das eleições em Cuiabá e disse torcer para que a população faça a melhor escolha para a cidade e para as pessoas que vivem nela. O administrador sinalizou ainda que está pronto para iniciar o processo de transição tão logo esteja eleito o futuro prefeito, que assume em 1º de janeiro, e afiançou: "não ficarão pendências de nenhuma espécie", se referindo a dívidas de curto prazo como salários, que serão quitados nos últimos dias do mês de dezembro.
Sorriso: empresário denuncia transferência ilegal de R$ 48 mil de conta
Um empresário, 48 anos, procurou a delegacia da Polícia Civil para denunciar uma transferência ilegal no valor de R$ 48 mil de sua conta bancária. O fato foi percebido, ontem pela manhã, quando ele tentou acessar sua conta através de um computador. Como ele não teve êxito, tentou o acesso de outra máquina e quando conseguiu abrir a conta, viu o desfalque.
Leia mais...
Riva classifica declarações de senador como ‘oportunismo eleitoral’
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), classificou como ‘oportunismo eleitoral’ e ‘mentirosas’, as declarações do senador Pedro Taques (PDT). Ele se referiu ao programa exibido no horário político gratuito do candidato a prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), quando mencionou somente os repasses do Governo do Estado feitos ao legislativo estadual e criticou a falta de investimentos ao setor de saúde. O discurso de Riva foi acompanhado pelos demais parlamentares, que também saíram em defesa da Assembleia Legislativa, na noite desta terça-feira (16). Riva desafiou o senador a sair do campo eleitoreiro e discutir propostas para Mato Grosso.
Deputado e senador entram em confronto
O embate entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), e o senador Pedro Taques (PDT), ganhou novos contornos e troca de insultos entre ambos os parlamentares, que acabaram desviando o foco das críticas das eleições municipais e afloraram uma relação conflituosa desde que o então procurador de Justiça, hoje senador da República, teria elegido José Riva como seu principal adversário. Do Plenário da Assembleia, José Riva (PSD) não poupou criticas e desafios ao senador Pedro Taques (PDT). Ambos se acusaram mutuamente na imprensa e através de suas assessorias, sendo que as acusações ganharam as redes sociais por adeptos de ambos os lados.
Leia mais...
Sinop: Guerra é candidato a presidente da OAB e chapa será lançada hoje
A chapa "Todos Pela Ordem e Ordem Para Todos" fará logo mais, às 19h30, o lançamento da candidatura do advogado Felipe Guerra à presidência da 6ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Sinop). O candidato à presidência da Seccional Mato Grosso, José Moreno, apoiador da candidatura de Felipe, vai prestigiar.
Leia mais...
CPI vai investigar caso de adoção suspeita na Bahia
Karine Melo Repórter da Agência Brasil Brasília - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas vai ouvir os envolvidos em suposto esquema de adoção ilegal na cidade de Monte Santo, Bahia. Denúncia do programa Fantástico, da Rede Globo, do último domingo (14), mostrou que cinco filhos, inclusive uma criança de dois meses, foram tirados da casa dos pais pela polícia para adoção. As crianças foram entregues a quatro casais de São Paulo, entre maio e junho do ano passado. Há suspeita de irregularidades no processo. Segundo o presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), na próxima reunião da CPI, marcada para o dia 30 de outubro, serão convocados o juiz que autorizou a adoção, o atual juiz da cidade - que quer reverter a decisão, a suposta agenciadora das crianças, os casais que fizeram a adoção, além dos pais biológicos e das próprias crianças.
Leia mais...