Notícias Política
Vinte e seis pessoas morreram em MT por motivação política
Reportagem especial do jornal Estadão aponta que 26 pessoas morreram em Mato Grosso, de 1979 (quando a Lei da Anistia foi instituída no país e facilitou o acesso às instituições públicas) até o momento atual, em decorrência de disputas políticas. É o maior número de mortes na região Centro-Oeste. Neste mesmo período foram 18 assassinatos em Mato Grosso do Sul e 13 em Goiás.
"Grandes" partidos encolhem depois de troca-troca de siglas
(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src =
Projeto prevê multa para quem jogar lixo na rua é apresentado na Câmara de Cuiabá
A exemplo do município do Rio de Janeiro, que em um mês reduziu quase 50% do lixo das ruas após campanha, a capital mato-grossense caminha para radicalização do combate a quem suja as vias de Cuiabá. A proposta que poderá regulamentar a punição para quem tem esse mau hábito foi apresentada durante sessão ordinária na última semana na Câmara Municipal dos Vereadores.
Decisões de execução orçamentária não deverá ser apenas competência do presidente da Câmara de Cuiabá
As principais da Câmara de Cuiabá, em grau de importância, entre delas de execução orçamentária, deverão passar pelo crivo dos demais representantes da Mesa Diretora e, em alguns casos, do Colégio de Líderes. A caneta que autoriza gastar não mais será concentrada apenas nas mãos de presidente, como ocorre hoje. Reduzir os poderes do presidente é um dos principais desafios para os membros da Comissão Especial de Atualização e Reforma do Regimento Interno da Casa, que começa a trabalhar na próxima semana.
Numa provocação indireta a Taques, Maggi avisa que não pauta seu mandato pela ‘pressão’ das redes sociais
Adepto de contas nas principais redes sociais da internet, chegando ao ponto de responder pessoalmente a alguns questionamentos enviados por eleitores, o senador Blairo Maggi (PR) assegura que, ao contrário de alguns colegas, não toma decisões mediante a pressão que verifica em Facebook, Twiter e Skape, entre outras.
Mato Grosso precisa de uma assepsia e o melhor "faxineiro" se chama Pedro Taques, assevera Percival
Mais comedido nos comentários oposicionistas que costumava fazer na época em que era deputado estadual, o prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS), voltou a afirmar que Mato Grosso precisa passar por uma faxina para se livrar da corrupção. E, para ele, o nome mais indicado para comandar o processo de limpeza na vida pública estadual é o do senador Pedro Taques (PDT).
CAE examina criação de áreas de livre comércio em Mato Grosso
Dos seis projetos com decisão terminativa constantes da pauta que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) examina na reunião desta terça-feira (15), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 221/2009, de autoria da ex-senadora Marisa Serrano, é o único com relatório favorável, elaborado pelo senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP). A proposição determina originariamente a criação de Áreas de Livre Comércio nos municípios de Corumbá e Ponta Porã, ambos no Mato Grosso do Sul. Emenda do senador Pedro Taques (PDT-MT) determina a criação de outra Área em Cáceres (MT).
Para a autora, a proposta é "uma resposta brasileira ao desafio de promover o desenvolvimento da região de fronteira".
Governo apresenta metas fiscais a deputados na próxima terça-feira
Está confirmada para a próxima terça-feira (15.10) a audiência pública de avaliação do cumprimento das metas fiscais do orçamento e seguridade social referente ao primeiro quadrimestre de 2013. O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Marcel Souza de Cursi, e a equipe técnica da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), irão detalhar aos deputados estaduais, e à sociedade como um todo, o comportamento das contas do Executivo no período. A audiência será realizada as 10h, no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.
PGR dá parecer contra suspensão do projeto de Lei da Palmada
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contra suspensão da tramitação do Projeto de Lei 7.672/2010, conhecido como Lei da Palmada. O PL proíbe castigo físicos em crianças e adolescentes. O documento foi assinado na quinta-feira.
Luiz Pagot revela ter reuniões periódicas e orienta Pedro Taques a não temer adversários endinheirados em 2014
Principal coordenador das campanhas vitoriosas do ex-governador e senador Blairo Maggi (PR) para o governo de Mato Grosso e Senado da República, o ex-diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot (PTB), tem se reunido periodicamente com o senador Pedro Taques (PDT) para discutir a busca de alianças e, num contexto amplo, o possível formato da campanha de 2014. Como componente novo, Pagot conversa com Taques sofre o enfrentamento de pré-candidatos milionários ao Palácio Paiaguás, principalmente o ‘rei da soja’ Eraí Maggi Scheffer (PP) e o ex-prefeito Maurício Tonhá, o ‘Maurição da Água Boa’, entre outros.