Artigos
Opinião Escolho moderno da tradição cocaleira
Nos arredores do Mercado Campesino, na capital constitucional Sucre em fevereiro de 2011, notei algumas senhoras que vendiam vultos de folhas de coca e cigarros em barracas. Extraíam maços cocaleiros de um saco enorme, separavam-nos em embalagens pequenas e vendiam-nos por cinco ou dez "bolivianos", nome popular da moeda nacional.
Bairros de Potosi também dispõem do frasco plástico de álcool potável Ceibo 96° GL - mais forte que o álcool de cozinha - e dinamite caseiro à venda e em estante compartilhada com cigarros e o típico saco com folhas de coca aos mineiros que enfrentam o "queijo suíço" subterrâneo que se tornou aquela uma vez rica e próspera cidade.
Leia mais...
Bairros de Potosi também dispõem do frasco plástico de álcool potável Ceibo 96° GL - mais forte que o álcool de cozinha - e dinamite caseiro à venda e em estante compartilhada com cigarros e o típico saco com folhas de coca aos mineiros que enfrentam o "queijo suíço" subterrâneo que se tornou aquela uma vez rica e próspera cidade.
Opinião Uma Carta Reveladora
A despeito de todo o avanço da tecnologia e das formas de comunicação, a carta – ainda hoje – é utilizada. Foi, nas épocas sem a Internet e sem o celular, bem mais do que é nos dias atuais. O tempo, agora, é outro. Muitíssimo diferente do pretérito. O uso da carta, felizmente, não caiu em desuso. Ela continua sempre reveladora. Revela, além de outras coisas, a tristeza e a indignação. Exatamente isso, aliás, que se percebeu na que fora endereçada ao Diretório Municipal do PT/RJ, na última segunda feira (27/06).
Leia mais...
Opinião De lágrimas
Carneiro morre ajoelhado chorando em silêncio. No reino animal a vida é a peça da cadeia alimentar. Para o homem, em sua individualidade e, para o Estado, é algo vulgar, como se viu na escravatura brasileira, nos campos de concentração nazista e se vê nas limpezas étnicas corriqueiras nos continentes africano e asiático, mas que também aflora na dita civilizada Europa.
Leia mais...
Opinião De disposições
Na Terra nada é mais belo que o Araguaia, principalmente quando das águas baixas que revelam praias com areias finas e infinitamente brancas. Esse espetáculo se estende de julho a novembro, época em que as chuvas retomam o balé cíclico das enchentes que o fazem transbordar pelas planícies que lhe abrem passagem ao Tocantins.
Leia mais...
Opinião Uma Reflexão Necessária
O tablado de xadrez da política está movimentado. Isso não é de hoje. Vem desde a apuração dos votos das urnas de 2010. Bem mais pela base aliada. Pois a oposição, infelizmente, continua como a um barco a deriva. Mais perdidos ainda se encontram os partidos oposicionistas em Mato Grosso. Tanto que são incapazes de pensar estrategicamente as campanhas do ano vindouro. Bom para a situação. Porém muitíssimo ruim para o grosso do eleitorado que, gostaria de ter, sempre as duas opções.
Leia mais...
Opinião Educador, um desafio de cinema
Todas as vezes que assistimos a um filme, mesmo que seja num momento de entretenimento e lazer, vamos nos deparar com histórias que retratam situações desafiadoras, dramas a serem vencidos e lições a serem aprendidas. O cinema, desde a sua criação, vem retratando realidades a serem vivenciadas, mesmo quando o filme é uma ficção, algo que não é “tão real”. Raramente, assistiremos a um filme que em seu conteúdo não venhamos identificar lições e indagações para a nossa própria vida.
Opinião Sexo e cancer bucal
Já tive a oportunidade de criticar a irresponsabilidade do governo anterior que afirmava que “pela camisinha não passa nada, use e confie”. Todo brasileiro foi induzido a acreditar nessa mensagem, afinal, quem duvidaria da maior autoridade, o Ministério da Saúde? E quem foram as maiores vítimas? Os jovens!
Leia mais...
Opinião Sopa no mel
Todo o Brasil sabia, há dois anos, que a Copa do Mundo de 2014 seria realizada aqui. Seria um prêmio mundial de reconhecimento pelos esforços realizados pelo governo nos últimos anos.
Leia mais...
Opinião Exploração x Progresso - Um conflito necessário
Em tempos de grandes discussões e polêmicas acerca do Novo Código Florestal brasileiro, questão de alta relevância para os estados interioranos do Brasil, sobretudo nosso grande Mato Grosso, a reserva legal para terras indígenas está em constante conflito com empresários que vivem da exploração da natureza.
Opinião Segredo, Imoralidade e Veiculação
Ninguém, em sã consciência, pode ser contrário as realizações de obras. Sobretudo, quando grande parte destas obras se identifica como mobilidade urbana. Relevante, portanto, para a população. É isso que importa. Mesmo que haja uma série de transtornos no instante de suas construções. Daí a necessidade de se vencer a burocracia. Ainda que por meio da flexibilização, sem, contudo, abrir mão do olhar fiscalizador, da veiculação de tudo que se faz e de como o realiza.