Artigos
Gabriel Novis Neves Futebol ou guerra?
Ancelmo Góis informa em sua coluna no jornal “O Globo” que para a “Copa das Copas” estão sendo mobilizados cinquenta e sete mil homens das Forças Armadas, cem mil policiais e quinze mil seguranças, num total de cento e setenta e duas mil pessoas.
Juacy da Silva Política e a copa
Estamos em pleno período da copa do mundo da FIFA 2014, considerado o maior espetáculo da terra que mobiliza a energia humana e dos meios de comunicação de massa. Durante um mês as atenções do mundo estarão voltadas para o Brasil, estimando-se que esses jogos serão vistos por mais de dois bilhões de pessoas.
Licio Antonio Malheiros Bola fora!
Contagem regressiva, faltando um dia para realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014; deparamos-nos com mais uma lambança, envolvendo a realização deste megaevento em Cuiabá. Desta feita, o mal estar, foi ocasionado pela veiculação de um Guia da Torcida Gol, na referida Companhia Aérea, veiculada em diferentes aeroportos do Brasil, com destino à Cuiabá.
Paiva Netto Paz na Copa e sempre
A partir de quinta-feira, 12/6, chefes de Estado, imprensa mundial e mais de um bilhão de torcedores voltarão seus olhos para o Brasil. Após 64 anos, aliás, tempo de existência da brasileiríssima Legião da Boa Vontade (LBV), nosso país novamente sedia a Copa do Mundo.
Edivaldo de Sá Teixeira A copa e a realidade brasileira
O povo comemorou a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo 2014, e naquele momento muitos acreditaram que esta seria a oportunidade que o país precisava para mostrar sua riqueza e atrair milhares de turistas, impulsionando o setor, e evidentemente movimentando a economia.
VIRGÍNIA MENDES Ser mãe
Ser mãe é algo único. É a combinação de sensações e sentimentos que dificilmente podem ser descritos em palavras. É um misto de sustos, admirações e mimos.
Jamil Albuquerque O que define um campeão?
No início de 2012, encontrei-me com o jornalista Reginaldo Leme no salão nobre do Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura do Rio Preto, interior de São Paulo. Reginaldo é um notável narrador de automobilismo da Rede Globo, em especial Formula 1 e da Stock Car. Enquanto conversávamos, perguntei a ele o que fazia de um esportista um campeão. Depois de suspirar e fazer aquele olhar de quem está vendo em perspectiva seus 40 anos de carreira, narrando automobilismo, e outros esportes, e acompanhando outros campeões como Ayrton Senna, ele respondeu: “Jamil, é um conjunto de ações, mas o que pode definir alguém a ser grande, a ponto de ser campeão, é a sua postura frente à vida, à carreira; sua atitude e sua autoconfiança. Talento é fundamental, mas não determinante. O que determina é a atitude”.
Gabriel Novis Neves Os bilionários
Impressionante a divulgação do número crescente de bilionários no mundo feita pela revista Forbes.
Emanuel Pinheiro Uma cidade em transformação
Nasci em Cuiabá e morei na região do Porto, numa casa que existe até hoje. Lembro-me bem, e com muitas saudades, das caminhadas que fazia com minha família pelas ruas do centro da cidade. Cuiabá sempre fez parte da minha vida. Sinto-me especialmente feliz em poder ter contribuído, de certa forma, para as transformações importantes que vêm ocorrendo por aqui.
ONOFRE RIBEIRO Rondon também está morrendo
Ainda na minha infância em Minas, tomei contato com Rondon através de um livro comprado por meu pai, “Grandes homens da História”. Nunca imaginaria viver no Mato Grosso onde nascera Rondon, em 1865. Muito menos assistir à reinauguração da Escola Santa Claudina construída no início da década de 1950, pelo jovem engenheiro José Garcia Neto, que a reconstruiu na condição de governador de Mato Grosso, em 1976.