Artigos Opinião
Por que sou candidata: propostas
No primeiro artigo dessa série, fiz uma retrospectiva pela qual demonstrei meu envolvimento com a advocacia, profissão que elegemos honrar. Ao final, pontuei como diretivas da futura gestão da OAB quatro temas que pretendo apresentar aos colegas: transparência, interatividade, qualidade e prerrogativas.
A nova postura da agricultura
Pela primeira vez, o setor agropecuário participou ativamente de um evento focado nas discussões ambientais. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 - foi uma oportunidade para mostrarmos ao mundo como produzir alimentos com qualidade e sustentabilidade.
Vereadores para a história
O dia 27 de julho ficará marcado para sempre na história de Cuiabá. É que a partir desse dia não existirá mais a função de cobrador de ônibus das linhas municipais. Restará o profissional que atuará nos micro-ônibus, linhas intermunicipais e também interestaduais.
Caso Maiana
O caso que envolve o desaparecimento e o assassinato da adolescente Maiana Vilela serve como um alerta para toda a sociedade, principalmente para pais e filhas. A garota desapareceu às vésperas do Natal de 2011. Ela foi morta por asfixia, aos 16 anos, e seu corpo só foi encontrado cinco meses depois.
Crianças e acidentes domésticos
Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 5 mil pequeninos morrem e cerca de 110 mil são hospitalizados anualmente no Brasil por causa de acidentes domésticos. Contando com as demais nações, os óbitos sobem para 830 mil, conforme o Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, de dezembro de 2008, divulgado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Leia mais...
Acertou mais uma
O pobre marquês é conhecido entre os jornalistas como o recordista no acerto de suas notícias bombásticas.
Desafios e oportunidades
Mato Grosso é um estado de inúmeros contrastes. Ao mesmo tempo em que ostenta o título de campeão nacional de grãos, maior centro pecuarista do Brasil, entre outros destaques, também concentra muitas desigualdades regionais. Essas incoerências ficam muito evidentes quando se verifica que há localidades onde boa parte das famílias sobrevive com apenas um salário mínimo por mês, enquanto há outras em que essa realidade atinge uma parcela ínfima da população.
Leia mais...
Cuidado, estamos respirando a morte!
Atualmente, em vastas regiões da Terra, o simples ato de respirar corresponde à abreviação da vida. Sofrimentos de origem pulmonar e alérgica crescem em progressão geométrica. Hospitais e consultórios de especialistas vivem lotados com as vítimas das mais diferentes impurezas.
Leia mais...
OAB: por que sou candidata
É essencial que possamos explicar à advogada e ao advogado quais são as minhas razões de pleitear a direção da Ordem dos Advogados. Primeiramente, tenho o dever de frisar que ninguém pode ser candidato de si mesmo e é representando um enorme grupo que tem objetivos comuns que estou imbuída no projeto de resgatar valores tão caros como esquecidos na advocacia mato-grossense. Por outro lado, nenhum candidato granjeia a vitória se não se firmar e afirmar abertamente como candidato e, por essa razão, peço o apoio da leitora, do leitor. E são muitas as razões que me habilitar a fazer esse pedido.
Leia mais...
Amigos que partem
De 2011 até hoje, perdemos uma série de jornalistas para a morte: Clóvis Roberto, Eugênio Carvalho, Auro Ida, João Marinho, Dora Lemes, em Cuiabá, João Batista e Edson Santanna, em Rondonópolis.