Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Esportes
Quarta - 07 de Janeiro de 2015 às 19:34
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


O Fluminense iniciou a temporada 2015 nesta quarta-feira, dia da reapresentação do elenco. O ano é novo, mas alguns dos assuntos mais abordados na coletiva de imprensa do vice de futebol, Mário Bittencourt, são os mesmos do fim de 2014: Fred e Conca. O dirigente garantiu a permanência do atacante, se disse feliz pelas recentes declarações do capitão de que estaria disposto a reduzir seu salário para seguir no clube após o fim de seu contrato.

- Começando pelo Fred, pelo o que eu entendi das ultimas declarações dele, ele segue conosco no ano de 2015, até porque é jogador do Fluminense e acho que as declarações dele se referem muito à continuidade dele pós-2015. Para poder continuar a bela história dele no Fluminense e quem sabe encerrar a carreira aqui. Gostei muito de ter ouvido isso (disposição a reduzir o salário) dele. Se ele já demonstra que entende esse novo momento e filosofia do Fluminense, a gente fica muito feliz. Tomara que a gente consiga construir essa história de continuidade dele.

Mario Bittencourt Fluminense (Foto: Nelson Perez / Fluminense)Mario Bittencourt conversa com o elenco na reapresentação do Fluminense (Foto: Nelson Perez / Fluminense)

Sobre o outro craque do time, o argentino Darío Conca, Mário Bittencourt voltou a afirmar que recebeu apenas uma proposta, do rival Flamengo. Ele disse que não recebeu propostas de Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

- Se o Conca recebeu propostas de outros clubes, essas propostas não chegaram a nós. Ele tem contrato com o Fluminense por mais dois anos. Eu entendo como especulação. A única proposta que recebemos oficialmente foi do Flamengo. Nunca recebi do Corinthians, do Palmeiras, do São Paulo. Dizem que o Corinthians teria feito proposta ao nosso antigo patrocinador. O Corinthians não mandou propostas para nós. Se o Conca recebeu alguma proposta, é algo que deve ser perguntado a ele e não ao Fluminense. Mas se alguém fez proposta diretamente a ele, está cometendo um equívoco enorme, não só do ponto de vista jurídico, mas de elegância também. Isso é aliciamento.

Mário também foi veemente quando perguntado sobre a chance do camisa 11 deixar as Laranjeiras em 2015. Segundo o dirigente, Conca não deixará as Laranjeiras até o fim de seu contrato, seja para um clube brasileiro ou do exterior.

- Nenhuma possibilidade de venda do Conca. É um jogador que jamais manifestou para nós o interesse de sair do Fluminense. Já tem a cara do Fluminense. Ele voltou para o Brasil e se identificou. Jamais o Conca disse para nós que tinha vontade de sair do Fluminense - disse o dirigente.

Veja outros tópicos da entrevista de Mario Bittencourt:

Fred fica?

- Pelo que entendi pelas declarações dele, segue conosco. Se apresenta nos EUA. Acho que as declarações dele são no sentido de continuar até depois de 2015 e encerrar a carreira aqui. Gostei do que ele falou. Obviamente que temos todo ano de 2015 para construir a permanência dele. Felizes de ele entender esta nova realidade. Belíssima história no clube. Tomara que em 2016 eu possa dizer que ele segue por mais dois, três anos.

Conca fica?

- Hoje não tem chance de sair. Até porque não temos proposta. Ele tem a cara do Fluminense, tem contrato com o Fluminense, e jamais manifestou o interesse em sair do clube. Tenho apenas uma proposta oficial do Flamengo, que comunicamos a todas as partes, e dizemos que não temos interesse. Jamais o Conca disse que tem vontade de sair do Fluminense. Nunca não existe no futebol, mas hoje não existe a menor chance de ele sair.

Propostas para Conca

- Se ele recebeu proposta de algum clube, ela não foi repassada a nós. Se fizeram, é aliciamento. Ele ainda tem dois anos. Sobre o que tem se falado, acho especulação pura. Só o Flamengo oficializou. Dizem que o Corinthians fez proposta ao antigo patrocinador. A nós não fez. Sobre o Flamengo, recebi uma ligação do presidente Celso Barros me informando que o Flamengo faria a proposta. Entendi que o Flamengo conversou com ele primeiro. A proposta se confirmou. Rodrigo Caetano fez, de forma correta, escreveu uma proposta via email. Nós de pronto recusamos. Isso o que tivemos de real. Repito: Se o Conca recebeu proposta diretamente, ele que tem que falar. Se ele manifestar o desejo de sair, o que não fez, e no futuro a operação agradar ao Fluminense, sim (pode sair). Senão, não é possível.

Relação com a Unimed

- Acho que o presidente se manifestou sobre isso com nota oficial. Posso dizer que a informação que nós tivemos após o rompimento unilateral foi de que os contratos seriam cumpridos. Depois disso, surgiram situações como essa do Conca, em que os clubes procuraram a Unimed antes. Sobre pagamento, coisas entre a patrocinadora e os atletas, as perguntas têm que ser feitas a eles (Unimed). Muito se especula se tem relação ou não. Fiquei surpreso. Na sexta recebi uma ligação e prontamente atendi. Da nossa parte, oferecemos um pedaço do uniforme para que pudesse seguir. A rescisão unilateral partiu de lá, não partiu do Fluminense. Foi um documento enviado ao presidente dizendo que a Unimed não patrocinava mais o Fluminense.

Atrasos de salários da Unimed

-A informação oficial é de que os contratos serão cumpridos, e nosso antigo patrocinador sempre cumpriu. Essa é a informação que tenho. Existe o atraso? parece que sim. Mas parece que foi uma intercorrência. Não posso trabalhar hoje com um cenário de que não será cumprido. Acredito que esses contratos possuam algum tipo de garantia. Não conheço as multas contratuais entre a Unimed e os atletas.

Os valores são de direito de imagem, de caráter civil. Isso tem que ser perguntado aos jogadores. Eles que estão sem o recebimento. Do ponto de vista técnico, não podemos fazer nada. Não podemos cobrar por eles. Dentro do dia a dia, vamos tentar cumprir nossas obrigações com a nossa parte (salários).

Direito de imagem da Unimed

- Ainda pode explorar. Pode colocar uma foto do Conca na porta do elevador da Unimed, por exemplo. Tem todo o direito de fazer propaganda com ele, com Fred, Cícero, Wagner... Os contratos entre a Unimed e os jogadores dizem respeito somente a eles. O Fluminense não é contratante e nem contratado.

Orçamento para 2015

- Quando se fala de folha, normalmente falamos só sobre jogadores. Eu, quando falo, me refiro ao departamento de futebol inteiro. Dizem que o Flu só pagava 20%, mas se esquecem que temos um funcionamento diário que sempre foi do clube. Viagens, funcionários, tudo isso. O Fluminense é uma instituição secular e vai seguir gigante.

Pedimos um orçamento ao presidente para trabalharmos dentro dele, e teremos o mesmo valor de 2014. Abaixo dos outros clubes de ponta do Brasil. Dos oito primeiros, acho que fomos a oitava folha e ficamos em sexto no Brasileiro. Óbvio que o rompimento da parceria nos traz dificuldades. É inegável. Mas estamos adequados ao novo modelo. Hoje temos uma folha condizente ao que cabe nosso orçamento e vamos fazer de tudo para cumprir. Não tem sido fácil. Precisamos ser criativos para contratar e renovar.

Aumenta o orçamento, mas temos que pagar dívidas. O patrocinador novo nos ajuda a reconstruir o Fluminense. Ato trabalhista, refis... dívidas do passado que são gigantescas. Se entrar um novo patrocinador amanhã, não vamos aumentar a folha, vamos melhorar a condição de trabalho das pessoas que estão aqui. Vai ser um ano difícil, mas vai ser de recuperação e de uma nova arrancada. Vamos brigar por todos os títulos. Basta olhar o time que montamos.

*Estagiária, sob supervisão de Richard Souza





Fonte: GloboEsporte.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/99716/visualizar/