Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Ciência
Sexta - 14 de Março de 2014 às 14:20
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Agora você pode ajudar a salvar o planeta dos asteroides (e até ganhar dinheiro por isso!). O programa Asteroid Data Hunter pede ao público que desenvolva algoritmos que possam ajudar a identificar asteroides próximos da terra.

O concurso é organizado pelo Lab Tournament da Nasa e começa no dia 17 de março e vai até agosto. Funcionários da Nasa disseram ao site Mashable que o torneio vai distribuir cerca de R$ 82 mil.

Jenn Gustetic, um dos executivos do programa, disse ao Mashable que para proteger o planeta da ameaça do impacto de asteroides é preciso primeiro saber onde eles estão.

— Ao abrir a busca por asteroides estamos aproveitando o potencial de inovadores e cidadãos cientistas em todos os lugares para resolver esse desafio global.

O concurso pede aos participantes para que encontrem maneiras novas e melhores de detectar rochas espaciais em imagens capturadas por telescópios na Terra.

As soluções vencedoras devem minimizar os “alarmes falsos” e aumentar a sensibilidade de detecção dos sistemas de computador.

O concurso é o primeiro a contribuir para o Asteroid Grand Challenge, da Nasa. O programa anunciado no último ano foi um esforço para encontrar todos os asteroides potencialmente perigosos e descobrir como impedi-los de prejudicar o planeta.

O Asteroid Data Hunter poderia também ajudar a expandir a humanidade para fora do sistema solar, segundo os organizadores.

O perigo dos asteroides para a Terra é real e comprovado por especialistas. Um asteroide que se chocar com a Terra pode ter a potência de uma bomba atômica, como a jogada na cidade de Hiroshima na Segunda Guerra Mundial. Pensando nisso, a Nasa e a empresa de mineração de asteroides Planetary Resources se uniram para lançar um programa que pede a colaboração de internautas para identificar rochas espaciais no espaço.






Fonte: R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/94289/visualizar/