Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 15 de Fevereiro de 2014 às 17:53
Por: acadêmicos do curso de administração da Anhanguera

    Imprimir


As equipes de limpeza urbana de Cuiabá retiram das ruas e dos terrenos baldios da cidade uma média de 4,6 mil toneladas de lixo e entulho por mês. A média é estimada pela Prefeitura, que aponta a existência de 280 bolsões de lixo espalhados pela capital e apela pela conscientização da população.

De acordo com o secretário municipal de serviços urbanos, José Roberto Stopa, os bolsões são pontos da cidade em que a população insiste em depositar lixo mesmo após os procedimentos periódicos de limpeza feitos pela Prefeitura.

A Prefeitura detectou que os maiores bolsões estão na estrada de acesso ao Aterro Sanitário da cidade, no Rodoanel e nos bairros Cohab Nova, Novo Paraíso, Ouro Fino e Pedra 90. As avenidas que mais concentram esses pontos de acumulação de lixo são as do CPA, Beira Rio, das Torres e Tulipa (localizada no Bairro Santa Rosa).

O secretário Stopa alerta para o risco à saúde causado por esse comportamento, já que o lixo tem potencial para acumulação de água e, consequentemente, para o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.

Outro fator que deve pesar para a mudança de comportamento é que o flagrante de pessoas jogando lixo em local proibido é tratado como crime ambiental. Multas de R$ 400,00 a R$ 8 mil e processos judiciais são cabíveis. Proprietários de terrenos com acúmulo de lixo também podem ser autuados. Hoje, a Prefeitura conta com dez agentes para percorrer a cidade e notificar responsáveis por depósitos irregulares de lixo.






Fonte: G1MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/92989/visualizar/