Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 29 de Junho de 2023 às 17:03
Por: Jessica Bachega e Vanessa Araujo/Gazeta Digital

    Imprimir


Centenas de pessoas lotaram a Festa de São Pedro de Bonsucesso, em Várzea Grande, que é celebrada nesta quinta-feira (29) com várias atrações regionais seguida de peixada e outras atividades culturais.

Evento considerado um dos mais tradicionais de Mato Grosso e símbolo da comunidade ribeirinha realiza sua 42ª edição, que começou logo cedo às 8h com uma procissão e encontro dos festeiros. Nesta edição, expectativa é que sejam distribuídas gratuitamente 3 toneladas de peixe gratuitamente para os festeiros.

O Gazeta Digital esteve no local e conversou com alguns dos festeiros, caso de Alisson Santana, 42, pescador na região que vive da pesca.


Festeiro contou que em dias bons de pesca chega a pegar de 30 kg a 40 kg de peixe.

Questionado sobre um plano B para sobreviver após aprovação do Projeto de Lei (PL) da pesca ter sido aprovado na tarde da última quarta-feira (28) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Alisson foi sincero e disse que terá que conseguir uma solução.

“A gente vai vivendo, vai ter que dar o jeito, entendeu? A gente aprende a fazer alguma coisa”, contou.

Silvio Fernandes da Rocha, 81, e Maria da Rocha, 71, estão casados há 56 anos e foram até a festa para comemorar o aniversário da sobrinha Ivanir que faz aniversário no mesmo dia de São Pedro.

Jessica Bachega

são pedro bonsucesso

Casal contou a reportagem que mora em Cuiabá e essa é a primeira vez que marca presença na festividade. “Tô achando muito bonito, aqui é raiz de Cuiabá. Muito bonito e animado, coisa que é muito difícil hoje em dia você encontrar uma comunidade unida para festejar um dia de um santo”, declarou.

Ambos concordaram que manter a tradição é importante e a festa contempla todas as pessoas, sejam jovens ou idosos.

Tradicional festa de São Pedro de Bonsucesso conta com um grande almoço, apresentação de grupo de Siriri, corrida de canoa, concurso de comedor de peixe e coroação da rainha da rota do peixe.

Divulgação

são pedro bonsucesso




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/107244/visualizar/