Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 28 de Junho de 2023 às 17:54
Por: Por Rogério Júnior, g1 MT

    Imprimir


Cotriguaçu é o município de MT que mais 'encolheu' no Censo 2022 — Foto: Prefeitura
Cotriguaçu é o município de MT que mais 'encolheu' no Censo 2022 — Foto: Prefeitura

A venda de terras e a redução da indústria madeireira em Cotriguaçu, a 520 km de Cuiabá, contribuíram para o encolhimento da população, de acordo com o prefeito em exercício, Valdivino Mendes (PSC), em entrevista ao g1 nesta quarta-feira (28).

Isso ocorre em razão dos primeiros resultados do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostraram que o município foi o que mais perdeu habitantes nos últimos 12 anos no estado.

No ranking nacional, Cotriguaçu está em 26º município que mais perdeu população desde o último censo demográfico realizado em 2010.


Ao todo, o município tem 14.983 habitantes, segundo o censo 2022. Já em 2010, o número era de 11.011, o que representa uma perda de 26,51% da população na região.

"Não temos um explicação no momento. Estávamos buscando uma resposta. Muita gente vendeu suas terras e o setor madeireiro diminuiu. Todas estas informações contribuíram", afirmou o atual prefeito.

Segundo o IBGE, a densidade demográfica aponta para 1,16 habitantes por km² e uma média de 2,83 moradores por residência.

Para a superintendente do IBGE do estado, Millane Chaves da Silva, essa queda está atrelada a uma diminuição na geração de emprego por causa da redução de algumas atividades econômicas.

"Foi observado a diminuição da extração de madeira nativa vegetal, com consequências na diminuição dos postos de trabalho do município, fazendo com que as pessoas procurem trabalho em outras localidades ou municípios", explicou.

História do município

Cotriguaçu é o município que mais encolheu em MT — Foto: Prefeitura de Cotriguaçu

Cotriguaçu é o município que mais encolheu em MT — Foto: Prefeitura de Cotriguaçu


Parte do território de Cotriguaçu estava desocupado e, ao longo dos anos, foi ocupado por vários projetos de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de acordo com o histórico da prefeitura.

Por conta disso, novas comunidades da zona rural foram criadas, como Nova Esperança e Nova União, além do aumento da população urbana. Contudo, as famílias dependiam dos recursos a partir do trabalho na área urbana para sobrevivência, onde trabalhavam nas madeireiras de forma temporária.

A base da economia do município girava em torno da indústria madeireira, sendo responsável pela geração de empregos e a renda local.

Além disso, a agropecuária passou a movimentar mais a economia da região por causa do clima, do solo, estrutura fundiária, diversidades culturais, que geraram empregos nos últimos anos, de acordo com a prefeitura.

Porém, em diferentes ocasiões, os agricultores ficaram desestimulados a investir na lavoura, segundo a administração pública.


Censo 2022

Os números oficiais do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta quarta, apontam que o Brasil alcançou os 203.062.512 de habitantes. O número representa um aumento de 6,45% em relação ao último levantamento, feito em 2010, mas ainda veio bastante abaixo do esperado pelo IBGE.

Em 2021, por exemplo, a estimativa do órgão apontava que país teria ao menos 213 milhões de habitantes. Em dezembro de 2022, já com dados prévios do levantamento, o instituto revisou a estimativa para 207,7 milhões, ou 4,7 milhões de pessoas acima do cálculo final.

A previsão inicial era concluir o recenseamento da população em outubro de 2022. O prazo, no entanto, foi adiado para meados de dezembro do mesmo ano. Todavia, ao divulgar, já em dezembro, o quarto balanço do levantamento, porém, o IBGE estimou que só seria possível concluir o Censo 2022 em 2023.

Censo do IBGE

O Censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.

Todos os 5.568 municípios brasileiros, mais dois distritos (Fernando de Noronha e Distrito Federal), num total de 5.570 localidades, receberam visita de recenseadores. Segundo o IBGE, foram visitados 106,8 milhões de endereços em 8,5 milhões de quilômetros quadrados.


Foram respondidos 79.160.207 questionários, dos quais 88,9% com 26 quesitos e 11,1% com 77 quesitos. No total, 98,88% das entrevistas foram presenciais; o restante foi pela internet ou telefone.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/107223/visualizar/