Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 08 de Junho de 2023 às 10:22
Por: Kamila Arruda/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Todos os 25 vereadores com assento na Câmara de Cuiabá devem buscar a reeleição em 2024
Todos os 25 vereadores com assento na Câmara de Cuiabá devem buscar a reeleição em 2024

No próximo ano, todos os vereadores da Capital devem buscar a reeleição.

Os 25 parlamentares já estão se articulando a fim de garantir a sua permanência na Câmara Municipal por mais quatro anos, no pleito de 2024.

Apesar de os vereadores Chico 2000 (PL) e Marcrean Santos (PP) terem colocado os seus nomes para a disputa majoritária a prefeito de Cuiabá, a tendência é que eles recuem e foquem no projeto de reeleição, tendo em vista o posicionamento de suas agremiações.

No PL, discute-se a pré-candidatura do deputado federal Abílio Brunini, devido à musculatura do parlamentar, que, em 2020, quase derrotou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Já Marcrean colocou o seu nome à disposição, mas foi convidado a se retirar do Progressista, após o partido oficializar o rompimento com a atual gestão municipal.

Para permanecer na agremiação, o parlamentar precisa entregar o cargo que tem no Palácio Alencastro.

Atualmente, ele responde pela Secretaria de Habitação do município e se recusa a deixar o posto, e também garante que não deixará a sigla.

JANELA PARTIDÁRIA - Enquanto há vereadores preocupados com a disputa majoritária, outros estão ansiosos pela abertura da janela partidária, a qual permite que o parlamentar detentor de mandato troque de partido, sem incorrer em infidelidade partidária.

Ao menos 10 parlamentares estão se articulando no sentido de definir se permanecem ou mudam de legenda para disputar a reeleição, no pleito do próximo ano.

Os vereadores que fazem parte da bancada do Partido Verde (PV), por exemplo, estão entre os que devem mudar de partido.

Isso se deve ao peso da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PV, PT e PCdoB.

Por conta dessa "coligação", os vereadores Mario Nadaf, Marcus Brito Júnior e Paulo Henrique devem deixar a agremiação e buscar espaço em outra sigla para encarar as urnas novamente.

O Cidadania e o Podemos também correm o risco de perder todos os seus parlamentares municipais.

Dilemário Alencar (Podemos), Wilson Kero Kero (Podemos), Felipe Corrêa (Cidadania) e Rodrigo de Arruda e Sá (Cidadania) cogitam a possibilidade de aproveitarem a janela partidária para trocar de legenda.

Outros três vereadores que também devem trocar de legenda visando às eleições de 2024 são Luis Cláudio (PP), Cesinha Nascimento (União) e Adevair Cabral (PTB).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/107120/visualizar/