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Cidades
Quarta - 07 de Junho de 2023 às 05:41
Por: Da Assessoria

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Com a proximidade do Dia dos Namorados, uma das datas mais esperadas pelo varejo brasileiro, os empresários cuiabanos estão otimistas com o aquecimento das vendas e para entender melhor o comportamento do consumidor nesse período, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), através do seu Núcleo de Inteligência de Mercado, realizou uma pesquisa com 250 pessoas em compras nos principais eixos comerciais de Cuiabá (Região Central, Região do Grande CPA, Região do Coxipó, Região Arena Pantanal), entre os dias 21 e 25 de maio.

Sobre a intenção de compra para a data, 95,6% dos entrevistados pretendem presentear a pessoa amada, contra apenas 4,4% que não irão comprar, sendo que questionados sobre o motivo da escolha do presente, o desejo do (a) namorado(a) é o principal deles com 45,6%, na sequência foi citada a qualidade do produto/serviço e marca (25,9%), o atendimento cordial e educado dos vendedores (6,8%), a rapidez e processo no atendimento (5,7%), a propaganda e promoção da loja (5,3%), o preço final da compra (4,6%), a inovação e tecnologia do produto/serviço (3,4%), o produto exposto em vitrine ou merchandising na loja e outros (2,7%).

Quanto ao tipo de presente que pretender dar, a maioria respondeu produtos (87,5%), seguido de Serviços (12,5%), sendo que as preferências nos produtos, são: perfume/cosméticos/beleza (29,9%), vestuário e acessórios de moda (29,5%), cestas de café da manhã, chocolates, vinho, espumante e outros (9,7%), joias/relógios (8,6%), calçados e bolsas (8,3%), flores e pelúcias (2,9%), Bombons e Chocolates (2,2%), acessórios e bijuterias (2,2%), artigos esportivos (1,4%), telefonia/smartphone (1,1%), eletrônicos (0,4%), contudo um total de 2,9% ainda não sabe o que irá comprar. Os que irão presentear com serviços, as preferências são: restaurante (43,2%), viagem (21,6%), cinema (13,5%), pousadas/hotel/motel (10,8%), estética (2,7%) e outros (8,1%).

Em relação a quantidade de presentes que pretender comprar, 68,4% pretende presentear com um presente, 20,8% com dois ou mais presentes e 10,8% ainda não sabe. O gasto médio a ser investido no presente em 2023 é de R$ 312,15. Sendo para 66,0% com pagamento à vista e 34,0% a prazo. O cartão de crédito será o meio de pagamento mais utilizado com 33,6%, seguido pelo cartão de débito (25,6%), dinheiro (22,8%), PIX (16,0%), boleto (0,8%), crediário (0,8%) e outros (0,4%).

Sobre o local que pretende comprar o presente, a preferência é pelos shoppings centers (34,6%), seguido pelas lojas no centro da cidade (28,7%), lojas próximas nos bairros onde mora (11,4%), internet (7,1%), vendedores avulsos (3,1%), mídias sociais como Instagram, WhatsApp, Facebook (2,4%), outros ou não sabem ainda (12,7%). Um dado interessante que motiva a comprar nesses locais tem o preço como grande atrativo (23,4%), seguido pela facilidade na hora da compra (20,2%), atendimento (17,4%), facilidade de pagamento (9,2%), produto diferenciado ou inovador (9,2%), promoções (8,9%), política de troca e devolução (5,7%), embalagem e apresentação do presente (3,9%), prazo de entrega (1,1), entre outros (1%).

A maioria dos entrevistados (83,2%) relatou que não começou a pesquisar sobre o presente que irá comprar, 15,2% disse que está pesquisando e apenas 1,6% já comprou. Dos que ainda não compraram, 74,0% disse que pretende comprar na véspera ou no dia. Em relação a comemoração, 90,0% irá celebrar em Cuiabá mesmo, 8,0% em municípios próximos e 2,0% em outros Estados. Os locais de preferência serão os restaurantes com 39,6%, em casa (13,5%), sem preferência (21,6%), hotel/motel/pousada (6,3%), shopping (5,4%), chácara (3,6%), cinema (3,6%), bar/choperia (2,7%) e outros (3,7%).

Para o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo, Fábio Granja, as expectativas em geral são boas e a pesquisa comprova isso. “O dia dos namorados é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelo varejo brasileiro. Serão mais de 100 milhões de brasileiros indo as compras nesta véspera da data. O movimento na grande Cuiabá promete um incremento nas vendas próximo a 6,2% quando comparado com mesmo período do ano passado. Trata-se de uma data muito afetiva que permite diversas trocas de presentes com uma variedade de produtos e serviços que ajudam a aquecer as vendas de diversas empresas do mercado local”, disse ele.





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