Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 29 de Maio de 2023 às 11:24
Por: Juliana Alves/Gazeta Digital

    Imprimir


Se fez história aqui dentro, a história da fé de um povo, conta Ilço Ribeiro Junior, 43, servidor público federal, sobre a Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que celebra 50 anos da inauguração do novo prédio neste mês. O terreno, que abriga o atual santuário religioso, foi escolhido em 1722 para ser o local de uma das primeiras capelas da capital.


Ilço Ribeiro começou a frequentar a Catedral em 1994, aos 15 anos. De acordo com ele, naquela época, apenas a mãe participava de uma igreja na região do bairro Campo Velho. Certa vez, seu pai disse que só começaria ir às missas se a família frequentasse a Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Meses após começar a frequentar as missas, o padre da época convidou Ilço para ser acólito, sua irmã também se tornou leitora e alguns anos depois os pais se tornaram ministros na igreja. Eu tive a oportunidade de ter no altar toda a minha família. A Catedral se tornou a minha segunda casa. Eu falo que, às vezes, passava mais tempo aqui do que em casa. Posso dizer, com toda a certeza, que eu gastei os melhores anos da minha vida aqui, que foi a minha juventude.

Além das missas, participou de muitos momentos na Catedral, como datas celebrativas e eventos, como o Jubileu de prata do santuário, a posse de Dom Milton como arcebispo de Cuiabá, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e dos restos mortais de Santo Antônio, diretamente de Pádua, na Itália. Faz parte da vida da gente, estar aqui é uma carga de memórias afetivas. Essas paredes são testemunhas de muitos acontecimentos importantes na própria cidade. As paredes externas testemunham o que acontece no mundo e a parte interna testemunha o que a igreja propõe para a cidade. Estar aqui é absorver essa energia de uma vida.

Para Ilço, a tradição sempre irá se perpetuar, mesmo que outra construída no lugar. Desde que o Senhor Bom Jesus entrou em Cuiabá, esse local sempre foi uma igreja. Começou com uma casinha de pau a pique, depois foi construída uma maior, depois a antiga Catedral, depois veio essa e no futuro com certeza terá outro templo. Foi igreja desde o começo e provavelmente vai ser igreja até o final, por conta da imagem que nos protege e nos acolhe.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/106980/visualizar/