Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 22 de Maio de 2023 às 10:26
Por: Jolismar Bruno - Especial para o GD

    Imprimir


Tramita na Câmara de Deputados o Projeto de Lei nº 7.687/17, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que institui penalidades para quem discriminar profissionais da limpeza urbana no exercício das atividades.Trabalhadores enfrentam condições extremamente exaustivas e ainda sofrem com o preconceito. O Gazeta Digital percorreu a região central de Cuiabá e ouviu o que a população cuiabana pensa a respeito do PL. A maioria se posicionou favorável ao projeto que beneficia a classe trabalhadora dos trabalhadores da limpeza urbana e repudiou atos discriminatórios.

zuil Campos, 62, é aposentado e acredita que a aprovação do projeto seria muito bom aos trabalhadores da limpeza urbana.

“Tudo que vem para o bem é bom. Se vai ser bom para eles que trabalham todo dia no sol quente, vai ser muito bom”, defendeu.

A vendedora Valdete Barbosa, 50, pensa da mesma forma e acrescente que esses profissionais merecem valorização pelo importante trabalho que desempenham.

“O pessoal suja, joga lixo, não respeita. Eles trabalham realizando a limpeza, mas jogar de propósito só para limparem é muita falta de respeito”, argumentou.

Juci Alves, 55, também é vendedora e defende o respeito aos trabalhadores da limpeza urbana.

“Acho boa a ideia [o projeto], porque devem respeitar mais esses trabalhadores. Todo trabalho certo é digno, melhor que roubar, matar. A prefeitura constróis as coisas para jogar lixo, mas preferem jogar no chão”, disparou.

Jolismar Bruno

Juci Alves

A afirmação da popular é confirmada ao passo que se observa todo tipo de lixo nas praças e canteiros das ruas da Capital.

Durante enquete na rua, o Gazeta Digital também conversou com a trabalhadora da limpeza urbana, Mirian Barbosa Inácio, 41, que contou um pouco de sua rotina. Ela trabalha apenas no período vespertino. Moradora do bairro Bela Vista, em Cuiabá, veio do Paraná há alguns anos. À reportagem, ela contou que já trabalhou em outras funções e relatou o preconceito que enfrenta diariamente pela ocupação que tem no momento.

“As pessoas jogam lixo no chão de propósito quando nos vêm para limpar. É difícil, nosso trabalho é cansativo, mas é o que temos para sustentar nossa família”, comentou.

O projeto

O Projeto de Lei nº 7.687/17 da deputada Erika Kokay (PT-DF) diz que qualquer pessoa que discriminar trabalhadores da limpeza urbana estará sujeita a advertência e multa. Como discriminação, o texto define constrangimento ou exposição ao ridículo; proibição de ingresso ou permanência em estabelecimentos públicos ou comerciais; ou preterimento quando da ocupação de instalações em hotéis ou similares, entre outras situações.

O projeto entrou em pauta na sessão de quarta-feira (17), mas não foi votado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/106863/visualizar/