Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 17 de Maio de 2023 às 17:32
Por: Cintia Borges e Gustavo Castro/Mídia News

    Imprimir


Marcos Lopes ALMT
Os deputados aprovaram empréstimo dolarizado de U$$ 180 milhões junto ao Bird
Os deputados aprovaram empréstimo dolarizado de U$$ 180 milhões junto ao Bird

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (17), a autorização para que o Governo do Estado faça um empréstimo de U$$ 180 milhões junto ao Bird (Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento).

Apenas os deputados petistas Valdir Barranco e Lúdio Cabral foram contrários ao projeto.

A matéria teve dispensa de pauta aprovada, que na prática é um modo de acelerar as votações, e passou por duas votações nesta quarta.

Esse é apenas o início do processo para que o Estado possa viabilizar a operação financeira junto ao banco internacional.


Ainda será necessário a aprovação do Tesouro Nacional, Procuradoria da Fazenda Nacional, Senado Federal e aí dá-se início às tratativas com a instituição financeira.

Resistência

O texto teve resistência em ser aprovado por parte dos deputados. Para esclarecer melhor o empréstimo, o secretário-adjunto da Fazenda, Fabio Pimenta, foi até a Assembleia no início desta quarta.

Segundo o secretario, serão U$$ 100 milhões para Educação e U$$ 80 para a Agricultura Familiar.

“A explicação foi muito bem aceita pelos deputados, esclarecemos dúvidas sobre taxas de juros, sobre o custo, que é de 4,6% em dólar. E expliquei que temos uma projeção de que o dólar estará estável pelos próximos quatro anos”, disse o secretário ao fim da reunião.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/106809/visualizar/