Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 11 de Maio de 2023 às 18:03
Por: Vitória Gomes e Gustavo Castro/Mídia News

    Imprimir


JLSiqueira ALMT
O deputado estadual Lúdio Cabral afirmou que pode buscar ajuda com o Ministério do Meio Ambiente
O deputado estadual Lúdio Cabral afirmou que pode buscar ajuda com o Ministério do Meio Ambiente

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou inconstitucional a lei estadual que vetava a construção de usinas hidrelétricas no Rio Cuiabá.

O julgamento terminou na última segunda-feira (8). Oito ministros do STF votaram contra a legislação por entenderem que a Assembleia Legislativa estaria atropelando as atribuições do Governo Federal.

Lúdio levantou as possíveis consequências ambientais que podem afetar a região após a decisão abrir brechas para que empresas possam construir usinas no rio.

No ano passado, quando a Assembleia aprovou a lei, os deputados apontaram que para instalação desse tipo de usina seria necessária à construção de barragens, que refreiam o curso dos rios.



Vamos nos somar a luta, a mobilização, para evitar que o Estado aprove a construção dessas hidrelétricas no Rio Cuiabá

“Só a existência de Manso já produziu um desequilíbrio sem tamanho e a construção de mais seis [usinas] significa a morte do Rio Cuiabá”, afirmou Lúdio.

Busca por Ministério

Pensando em impedir a construção dessas usinas, o deputado afirmou que, caso necessário, vai buscar apoio com o Ministério do Meio Ambiente, na gestão do presidente Lula (PT).

“Nós vamos nos somar a luta, a mobilização, para evitar que o Estado aprove a construção dessas hidrelétricas no Rio Cuiabá", disse.

"Porque o impacto será pesadíssimo sobre a vida no rio e sobre o Pantanal”, disse.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/106727/visualizar/