Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Quarta - 10 de Maio de 2023 às 10:54
Por: Ana Lazarini | SES-MT

    Imprimir


Hospital Metropolitano atingiu a marca de 100 cirurgias bariátricas por mês em março

Hospital Metropolitano atingiu a marca de 100 cirurgias bariátricas por mês em março
Crédito - Secom-MT

O Hospital Metropolitano, unidade mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Várzea Grande, já realizou 342 cirurgias bariátricas entre janeiro e abril de 2023. A unidade hospitalar realizou 95 procedimentos cirúrgicos na especialidade bariátrica em abril.

No mês de março, o Hospital Metropolitano atingiu a marca de 100 cirurgias bariátricas por mês. Também foram realizadas 71 cirurgias bariátricas em janeiro e 76 em fevereiro.

A meta atual é de que o hospital realize até 130 procedimentos cirúrgicos desta especialidade por mês. “O nosso objetivo é dar celeridade aos procedimentos, reduzir a fila de espera e ofertar mais qualidade de vida aos pacientes que precisam da cirurgia”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.

Entre janeiro e abril de 2023, também já foram realizadas 1.596 consultas com cirurgião bariátrico, 576 ultrassonografias, 416 espirometrias, 345 endoscopias e 120 colonoscopias.

Os pacientes bariátricos são encaminhados para o Hospital Metropolitano por meio do Sistema Estadual de Regulação (SISREG), conforme a disponibilidade de vaga.

A diretora da unidade, Cristiane de Oliveira, explica que, ao iniciar o atendimento, o paciente realiza a primeira consulta com o médico cirurgião e depois segue para consultas e exames com cardiologista, pneumologista, endocrinologista, nutricionista, psicólogo e psiquiatra.

“O acompanhamento pré-operatório é fundamental para a cirurgia bariátrica e, no Hospital Metropolitano, o paciente encontra uma equipe multidisciplinar preparada para auxiliar neste processo. O fluxo completo, entre a primeira consulta e a cirurgia, demora em média 45 dias”, explica a diretora.

Atualmente, o Hospital Metropolitano dispõe de 218 leitos, sendo 40 leitos de UTI Geral, 10 leitos de UTI Covid-19 e 168 leitos de enfermarias.

Além de atuar como referência para cirurgias bariátricas, o local também oferta as especialidades de ortopedia, cirurgia geral, urologia, neurologia clínica, neurocirurgia, clínica médica e atende demandas da Covid-19.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/106700/visualizar/