Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 20 de Abril de 2023 às 10:40
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


O governador Mauro Mendes (União) lançou nesta quarta-feira (20) o Fila Zero na Cirurgia. O programa prevê realizar 29 mil cirurgias eletivas nos municípios do Estado com o aporte de R$ 200 milhões.


“Ao longo da pandemia, o Governo Federal suspendeu as cirurgias eletivas em razão da falta de medicamentos no país e isso ocasionou o aumento da fila em todo o Brasil. Para enfrentar essa situação no Estado, aportamos mais recursos na Saúde e, por meio desse programa, vamos prosseguir com determinação para resolver esse problema da fila de espera em Mato Grosso. A meta é zerar a fila. Para isso, fizemos uma nova versão do programa antigo e tenho convicção de que, com apoio de todos, vamos ter êxito no objetivo “, disse o governador Mauro Mendes.


O programa foi lançado em evento realizado no Palácio Paiaguás e contou com a presença de deputados, gestores municipais e representantes de entidades públicas e privadas.


O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, informa que o atual programa foi aprimorado com relação ao programa anterior, o Mais MT Cirurgias. Segundo ele, além de um aporte financeiro maior, o Fila Zero na Cirurgia traz mais facilidade no acesso.


“Deixamos este programa mais atrativo para aumentar a adesão das unidades de saúde e, dessa forma, iremos zerar a fila de média e alta complexidade no estado, beneficiando a população mato-grossense que aguarda por algum procedimento eletivo há anos”, pontua Juliano.


Por meio do incentivo financeiro previsto pelo Fila Zero na Cirurgia, será possível realizar mais de 92 mil procedimentos eletivos e atender às cerca de 60 mil pessoas que aguardam na fila de espera do Sistema de Regulação. O programa tem o objetivo de reduzir drasticamente a fila de espera por procedimentos eletivos em Mato Grosso. A meta é realizar 29.160 consultas, 33.686 exames e 29.239 cirurgias.


O deputado estadual Gilberto Figueiredo, que esteve à frente da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) durante o desenvolvimento do programa, afirma que a iniciativa foi planejada por profissionais competentes e que a visão era facilitar o acesso e a execução dos serviços.


“Esta é uma segunda etapa que desenhamos com muito carinho trazendo melhorias que facilitam a execução, remunera melhor e mais rapidamente os prestadores de serviço. Enquanto parlamentar, vou acompanhar de perto a execução do programa e auxiliar no que for necessário”, afirma o deputado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/106299/visualizar/