Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Variedades
Domingo - 16 de Abril de 2023 às 09:59
Por: Liz Bruneto/Mídia News

    Imprimir


Rafael Jonnier tem 10 anos de carreira como artista plástico
Rafael Jonnier tem 10 anos de carreira como artista plástico

O vizinho que salvou uma idosa em um prédio em chamas na Capital, na noite da última terça-feira (11), é o artista plástico cacerense Rafael Jonnier. Ele tem um ateliê em frente de onde o incidente aconteceu, no Bairro Quilombo, e ouviu os gritos de socorro.

Algumas pessoas falam em intuição, mas eu falo em Espírito Santo, na hora eu fui conduzido, eu não pensei duas vezes

A aposentada Fátima Fogaça, de 71 anos, estava no oitavo andar do Edifício Villaggio Trebbiano, quando um ar condicionado entrou em curto e rapidamente as chamas se alastraram. Jonnier subiu sem saber ao certo em que andar ela estava e a carregou nas costas até o térreo.

O artista é reconhecido pelos seus traços e personagens marcantes e característicos. Suas primeiras “telas” foram os muros da Capital com seus grafites em cores vibrantes.


O personagem que consagrou Jonnier como artista na cena cultural de Mato Grosso foi o Pescador de Sonhos. Marcado por um bigode inconfundível e formas geométricas, a imagem se formou primeiro no inconsciente do artista que sonhou com a figura.

Depois disso, vieram os demais personagens, a Princesinha do Rio, o cachorro deles, Adobe Dog, e o Espírito Santo.

Desde os 14 anos o artista plástico já sabia que queria trabalhar com algo ligado à criatividade e aos 19 se mudou para a Cuiabá. Cursou design de interiores e garante que a graduação aguçou sua visão como profissional tornando-o ainda mais completo.

Jonnier passou por um período nebuloso em sua carreira. Com princípio de depressão, ele não via mais propósito em seu trabalho. Em 2016, depois de um grave acidente, passou a inserir mensagens ligadas a Deus

Muito além de um objeto decorativo, o intuito de Jonnier é que o seu trabalho conquiste as pessoas e as toque de alguma forma.

Hoje, com seu engajamento nas redes sociais ele usa as plataformas como vitrine para o seu público, numa tentativa de democratizar a arte.

Ato heróico

Na quinta-feira, dois dias após o incidente, ele voltou a conversar com o MidiaNews.

“A ficha ainda está caindo aos poucos. Estou em paz porque tudo na vida tem um propósito, hoje eu entendendo que o propósito é aumentar a fé de outras pessoas através do que ocorreu”, afirmou.

“Vejo isso como um testemunho. Outras pessoas podem usufruir dessa força, porque essa força de subir e de descer do prédio não foi minha, foi a força de Deus”, afirmou.

Na noite do incidente Jonnier liderava uma reunião religiosa em seu ateliê. Ainda no início do encontro ouviu os gritos de socorro e todos saíram para ver o que havia acontecido.

Jonnier recorda que não pensou duas vezes antes de subir as escadas em direção ao apartamento em chamas, e diz que foi tudo no automático como se estivesse sendo guiado pelo Espírito Santo.

“Aconteceu muito rápido, em menos de um minuto. Algumas pessoas falam em intuição, mas eu falo em Espírito Santo. Na hora eu fui conduzido, eu não pensei duas vezes, eu fui entrar no racional quando eu estava com ela nas minhas costas no oitavo andar”, afirmou.

MidiaNews

incendio 2

O apartamento em chamas no edifício

Segundo Jonnier, enquanto estava nessa espécie de transe, ele ouviu as pessoas gritarem que o foco do incêndio era no sétimo andar. “Aí eu fui subindo, contando os andares. Quando eu cheguei no sétimo, não era lá”.

Um vizinho indicou que poderia ser no oitavo andar e Jonnier seguiu subindo as escadas, quando viu a fumaça preta saindo da porta de emergência. Fátima estava caída no chão, pedindo socorro e reclamando de dores na perna.

“Foi quando eu a peguei que comecei a pensar de forma humana. ‘O que eu tô fazendo aqui arriscando a minha vida? E se explode?’”, disse.

Nesse momento o artista diz ter ouvido uma voz lhe dizendo: “Continua que eu estou com você”. Após ouvir a frase, ele diz ter sido tomado por uma "força inexplicável" e desceu tas escadas com a aposentada nas costas.

“Desci orando e aí vi as crianças, os familiares descendo, todo mundo com os pets nas mãos e chorando. A fumaça. Foi um pânico mesmo”, afirmou.

Jonnier diz que se sente que foi usado por Deus como instrumento para ajudar a salvar dona Fátima.

“No primeiro momento eu fiquei um pouco confuso, porque de nenhuma forma eu queria me aproveitar dessa situação para me autopromover”.

“Comecei a pedir muita sabedoria para Deus de como lidar com tudo isso. Foi uma repercussão muito grande em que pessoas estão sendo inspiradas, estou muito feliz por ser usado”, disse.

Jonnier ainda não teve a oportunidade de falar com a aposentada depois do ocorrido.

O prédio foi interditado e só será liberado depois de passar pela vistoria.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/106174/visualizar/