Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Variedades
Quinta - 13 de Abril de 2023 às 14:36
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


O Dia do Beijo é celebrado internacionalmente no dia 13 de abril, por traz da data existem várias lendas, mas uma deloa remonta ao século XIX, na Itália. Porém, mais do que uma história a ser lembrada, o beijo traz benefícios para a saúde física e emicional, elevando a imunidade, autoestima e líbido.


Segundo a lenda, um camponês era conhecido na pequena vila por seu charme. Mas não só por isso, também por beijar praticamente todas as mulheres da região.

Cansado das fofocas sobre os beijos, um padre do vilarejo resolveu dar um prêmio para a única mulher da região que não tivesse beijado o rapaz, com isso, a competição foi lançada no dia 13 de abril de 1882, por isso o significado. Não há informaçoes concretas se houve alguma vencedora.

Desde sempre o ato de beijar é considerado uma demonstração de afeto e intimidade entre as pessoas.

A Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional define o beijo como uma “expressão de afeto fundamental para fortalecer e manter os laços”.


“O beijo proporciona uma série de benefícios importantes para a saúde, sejam físicos ou emocionais”, afirma Claudia Petry, pedagoga com especialização em Sexologia Clínica e membro da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (SBRASH).


Uma pesquisa da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, analisou os benefícios do beijo e concluiu que ele melhora o sistema imunológico, ajuda a combater o estresse e, em alguns casos, pode contribuir também com o sistema nervoso parassimpático, mecanismo que o corpo assume quando o indivíduo está confotável e relaxado.


Confira alguns destes benefícios:


Reduz o estresse e aumenta o bem-estar
“Quanto mais apaixonado for o beijo, mais hormônios são liberados. Além disso, estes neurotransmissores inibem o cortisol, hormônio ativado em momentos de estresse e causa diversos malefícios ao organismo”, pontua a piscológa Monica Machado.

Aumenta a libido na relação sexual

“Se o casal costuma se beijar com frequência, a relação íntima se torna muito mais prazerosa. Já a ausência ou escassez de beijos é um fator altamente relacionado à falta de orgasmo nas mulheres, à disfunção erétil e, consequentemente, à insatisfação sexual do casal”, alerta Claudia Petry.

Fortalece a imunidade
O beijo pode aumentar o desempenho do sistema imunológico, uma vez que as bactérias que normalmente circulam na troca de secreção e saliva são importantes para ajudar o organismo a ganhar mais resistência, criando anticorpos e equilibrando as defesas imunológicas. Mas, se estiver doente, guarde o beijo para depois.

Beneficia o corpo todo
Sabia que um beijo queima de duas a três calorias por minuto, ao movimentar 34 músculos faciais e 112 músculos relacionados à postura? Além disso, a excitação durante um beijo provoca uma vasodilatação no corpo todo.

“A abertura dos vasos, juntamente com a aceleração da frequência cardíaca de 70 a 140 pulsações por minuto, contribui para o aumento da quantidade de sangue levada aos tecidos. Essa intensificação da circulação nutre as células, tonifica a pele e até ameniza dores no corpo, como enxaqueca e dor de cabeça”, conta Claudia Petry.

Melhora a autoestima
Um bom beijo aumenta a produção de ocitocina, conhecido como o hormônio do amor e do afeto, e da vasopressina, hormônio cuja ação está associada ao fortalecimento de vínculos afetivos.


“Tudo isso gera sentimentos de conquista, de sedução, desejo e realização, elevando a autoestima e autoconfiança, fundamentais para avaliar as situações de forma clara, ter expectativas reais e manter sua mente livre de julgamentos desnecessários”, finaliza Monica Machado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/106095/visualizar/