Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 11 de Abril de 2023 às 10:37
Por: Vinicius Mendes/Gazeta Digital

    Imprimir


Mayke Toscano Secom-MT

Mauro Mendes (União) disse em entrevista na manhã desta terça-feira (11) que as forças de segurança de Mato Grosso estão em “uma verdadeira caçada” aos bandidos que participaram dos ataques à Confresa (1.160 km a Nordeste) no domingo (9). Um dos suspeitos morreu em confronto com a polícia e o restante fugiu para o Estado de Tocantins. Ele reforçou que o objetivo é prender em torno de 20 envolvidos.

O governador foi entrevistado pela Jovem Pan News e deu mais informações sobre a ação das forças de segurança na busca pelos autores dos ataques. Segundo Mauro, todos já fugiram de Mato Grosso e no momento estão em Tocantins.

“Esses bandidos fugiram em direção ao norte do estado, em direção ao Pará e Tocantins. Eu conversei com o governador Helder, com o governador Caiado [de Goiás], com o governador Wanderlei, neste momento eles estão no território do Estado do Tocantins, nós estamos fazendo uma verdadeira caçada. Recebemos autorização do governador Wanderlei, de Tocantins, para que nossas forças de segurança pudessem entrar no estado dele, se somaram às forças de segurança de Tocantins, Goiás também está ajudando, e nós temos na região mais de 200 homens caçando estes bandidos”, afirmou.

Mauro também falou sobre a morte de um dos bandidos em confronto com a polícia, na madrugada de hoje (11), e que nesta ação foi apreendido um fuzil 762, duas metralhadoras .50, coletes balísticos e muita munição.

“Deixaram para trás algumas coisas então a logística deles está quebrando e nós temos lá muita gente, eu tenho certeza que nós vamos prender todos estes criminosos”, disse o governador.

O chefe do Executivo estadual também garantiu que a cidade de Confresa já está voltando à sua normalidade, já que os bandidos fugiram.

Na entrevista Mauro ainda se queixou das leis brasileiras, que segundo ele permitem o crescimento das organizações criminosas.

“Nós prendemos no ano passado um cidadão que estava transportando 300 kg de maconha, no dia seguinte ele estava solto, será que é porque o juiz é bonzinho? Não, é porque a lei brasileira permite isso, ou a interpretação equivocada dela, então eu tenho falado, e vou repetir aqui mais uma vez, se o Congresso Nacional não tiver coragem de se debruçar sobre este tema, e você olha a violência, as organizações criminosas [...] crescem no Brasil inteiro, existem cidades verdadeiramente dominadas por eles neste Brasil e crescendo cada vez mais, então se nós não tivermos a capacidade, competência e coragem de estabelecer novos marcos regulatórios para combater com a mão firme do Estado este tipo de crime, de organizações, [...] daqui a pouco vai ser em outro lugar no Brasil, porque eles estão encontrando terreno fértil principalmente com uma legislação que eu considero muito frouxa”.

O governador não atribuiu a culpa da criminalidade a nenhum governo, mas reforçou que é preciso uma mudança urgente nas leis.

“Para não dizer que você está criticando governo A ou governo B, presidente A ou presidente B, é um problema do país. Ao longo de 30 anos quase todos os indicadores de segurança no Brasil pioraram, então isso significa dizer que todo esse esforço que nós estamos fazendo, aqui no meu Estado eu estou fazendo, comprando armamento de última geração, investindo, contratando mais gente, construindo presídio, mas a violência continua aumentando porque as facções criminosas encontram terreno fértil na impunidade ou nas leis frouxas que este país tem para combater este tipo de crime”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/106020/visualizar/