Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Sábado - 08 de Abril de 2023 às 08:43
Por: Silvana Bazani/Gazeta Digital

    Imprimir


Sucessão de feriados em abril desafia comerciantes de Cuiabá a manter o faturamento mensal. Nesta 1ª semana do mês, as

vendas serão favorecidas com a celebração da Páscoa, situação que muda a partir da 2ª quinzena. Sob efeito de 3 feriados -dois nacionais e prolongados e um municipal -, a receita financeira das empresas poderá cair em até 7% no fechamento de abril, estima a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá.

No caso dos segmentos comerciais que não comercializam produtos pascais, a queda no faturamento arrisca ser ainda maior,
de até 14%, projeta a entidade.


Na próxima sexta-feira, 7, feriado nacional, os estabelecimentos comerciais estarão fechados, conforme prevê a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) acordada entre empregados e empregadores do comércio varejista e prestação de serviços de Cuiabá e Várzea Grande. Exceção prevista somente às empresas que comercializam produtos essenciais, como gêneros alimentícios, combustíveis, medicamentos, entre outros que possuem autorização específica.


Na sequência, será comemorado o aniversário de 304 anos de fundação de Cuiabá, no sábado, 8. Nesta data, conforme CCT, é permitida a abertura do comércio normalmente, mas condicionada ao pagamento de hora em dobro, incluídas comissões de vendas do dia, que serão pagas junto com o fechamento da folha corrente do mês trabalhado.


O próximo feriado será no dia 21 de abril (Dia de Tiradentes), data em que é autorizado o funcionamento do comércio
e prestação de serviços com os mesmos ônus ao empregador, ou seja, pagamento de hora em dobro, incluindo comissões de
vendas do dia e quitação junto com a folha salarial do mês corrente.


“Cada lojista analisará o benefício e custo da abertura. De um lado, existe o aumento de custo da folha de pagamento. Do outro, a redução do fluxo de pessoas pela cidade. A tendência, porém, é a maioria do comércio de rua abrir meio período e os shoppings em horário especial”, avalia o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja. “Nossa expectativa é positiva, considerando o público que vem do interior e aproveita esses dias para consumir mais em Cuiabá”, complementa o presidente da União dos Lojistas de Shopping.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105968/visualizar/