Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Esportes
Quinta - 30 de Março de 2023 às 10:40
Por: Hemília Maia | Unemat

    Imprimir


O CRPB-Cáceres atende gratuitamente crianças a partir de 6 anos nas modalidades natação, badminton e bocha olímpica na Vila Olímpica da Unemat em Cáceres

O CRPB-Cáceres atende gratuitamente crianças a partir de 6 anos nas modalidades natação, badminton e bocha olímpica na Vila Olímpica da Unemat em Cáceres
Crédito - Unemat

O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cáceres (220 km de Cuiabá), conveniado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), foi selecionado para sediar a 5ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023. O evento promove a experimentação esportiva, de forma lúdica, às crianças com e sem deficiência.

Neste ano, o evento será realizado em duas etapas. A primeira será no dia 20 de maio e a segunda no dia 23 de setembro.

De acordo com o professor do Comitê Paralímpico Brasileiro e coordenador pedagógico do projeto em Cáceres, Emanuel Carvalho, as inscrições para o Festival serão abertas em abril. O público-alvo são crianças e jovens, com idades entre 8 e 17 anos.

Não haverá limites de vagas, mas será observada uma proporção de 80% das vagas para pessoas com deficiência e 20% das vagas para pessoas sem deficiência.

No Festival haverá competições nas modalidades badminton, vôlei sentado, goalball e bocha olímpica.

Centro de referência
Os centros fazem parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em todos os estados, para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

O CRPB-Cáceres é um projeto de extensão do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef) da Unemat, coordenado pelo professor da Unemat Riller Silva Reverdito, com o objetivo de ofertar práticas de esportes para pessoas com deficiência em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Suas atividades são desenvolvidas no ginásio e na piscina da Vila Olímpica da Unemat, na unidade Cidade Universitária, em Cáceres. O projeto atende gratuitamente pessoas com deficiência a partir de 6 anos de idade, nas modalidades natação, badminton e bocha olímpica.

Festival
A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades, com a participação de mais de 7 mil crianças. Desde então o evento ganhou novas proporções. Na última edição, em 2022, cerca de 15 mil crianças foram atendidas em 98 municípios brasileiros.

Esta é a segunda vez que Cáceres sedia o evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Ao todo, 120 núcleos foram selecionados para promover o festival, sendo que 34 deles são Centros de Referência.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105779/visualizar/