Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Terça - 28 de Março de 2023 às 10:08
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Secretaria de Estado de Saúde alerta a população sobre as medidas preventivas, o tratamento adequado e precoce da doença
Secretaria de Estado de Saúde alerta a população sobre as medidas preventivas, o tratamento adequado e precoce da doença

Em Mato Grosso, o número de casos da tuberculose cresceu 18% em 2022, em comparação com 2021, quando foram registrados 1.347 casos da doença.

No ano passado, foram 1.588 notificações ao todo.

Diante do cenário, a Secretaria de Estado de Saúde alerta a população sobre as medidas preventivas, o tratamento adequado e precoce da doença.

Conforme o secretário-adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Melo, o tratamento da tuberculose dura seis meses e é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), geridas pelos municípios.

Contudo, o paciente que não realiza o tratamento de forma adequada cria resistência medicamentosa, o que dificulta a cura rápida do agravo.

Para esses casos, Juliano Melo informa que a Ses-MT dispõe de um ambulatório no Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), onde o paciente regulado trata a tuberculose durante 18 meses ou mais, a depender da evolução do caso.

“Aproveito este momento em que o tema está em evidencia para alertar a população e as unidades de saúde a ficarem atentas aos sinais e sintomas. Caso o diagnóstico seja positivo para tuberculose, o paciente deve iniciar o tratamento imediatamente e seguir corretamente as orientações médicas, caso contrário ele pode contaminar outras pessoas, arrastar um tratamento de seis meses para mais de um ano e, no pior cenário, ir a óbito em razão do agravamento da doença”, disse.

A técnica da Vigilância Epidemiológica do órgão, Lúcia Dias, destaca que os sintomas da doença são tosse seca ou produtiva (com catarro) por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

Ela ainda explica que a transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa contaminada ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento.

“Entre as medidas preventivas estão manter o ambiente arejado com luz solar e circulação de ar, além de adotar a etiqueta da tosse, que consiste em cobrir a boca com o antebraço ou lenço ao tossir”, pontua a técnica.

O alerta é feito em referência ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março.

UNIDADE MÓVEL – A SES-MT também dispõe de uma unidade móvel de prevenção à tuberculose, adquirida em um termo de cooperação com a Secretaria Segurança Estadual de Segurança Pública.

Nos últimos dois anos, o veículo atendeu 1.283 reeducandos e servidores do Centro de Ressocialização (Capão) e do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, localizados em Várzea Grande.

O veículo é equipado com material para exame de raios-X e coletas de escarro para análise em laboratório.

O caminhão também dispõe de uma equipe que compreende biomédico, técnico em enfermagem, tecnólogo de RX, motorista e coordenadora.

Para melhorar o índice de diagnóstico e prevenir a doença, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES realiza trimestralmente o monitoramento dos bancos de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e banco Infecção Latente da Tuberculose (ILTB).

O setor realiza ações de vigilância e controle da tuberculose, inclusive com visita técnica in loco, incentivando ações pontuais nos municípios para que a população seja sensibilizada a procurar uma Unidade Básica para consulta e avaliação médica.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105717/visualizar/