Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Quarta - 22 de Março de 2023 às 14:13
Por: Michel Alvim/Secom-MT

    Imprimir


Mayke Toscano Secom-MT
Esta é a segunda abertura de leitos de UTI pediátricos, desde que a intervenção na Saúde de Cuiabá começou, em 15 de março
Esta é a segunda abertura de leitos de UTI pediátricos, desde que a intervenção na Saúde de Cuiabá começou, em 15 de março

Os 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) foram reabertos pelo Gabinete de Intervenção estadual, nesta quarta-feira (22).

As vagas estavam bloqueadas desde o dia 3 de janeiro deste ano.

Esta foi a segunda abertura de leitos de UTI pediátricos, desde que a intervenção na Saúde de Cuiabá começou, em 15 de março.

No último fim de semana, seis vagas pediátricas já tinham sido disponibilizadas no Pronto-Socorro.

Com as aberturas de leitos, o município passa a contar com 16 vagas para crianças.

Os leitos pediátricos do HMC estavam bloqueados por falta de médicos intensivistas pediátricos, que deixaram de atuar no hospital por falta de pagamento dos salários.

Conforme a interventora, Danielle Carmona, a abertura de vagas para atender crianças em estado grave está entre as prioridades adotadas pela equipe.

Atualmente, 12 crianças aguardam vagas em UTI pediátrica, sendo cinco delas com decisões judiciais, em caráter liminar.

"Temos uma demanda grande por leitos de UTI pediátrica e fizemos tudo para agilizar a reabertura dessas vagas. Começamos as internações hoje mesmo. O primeiro paciente, um menino de cinco anos, que estava em observação pediátrica no HMC, foi transferido nesta manhã", explicou Danielle.

SAÚDE BUCAL - O Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá identificou que os serviços odontológicos municipais estão funcionando bem abaixo da capacidade por falta de manutenção nos equipamentos e de insumos.

Das 57 equipes de saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), 24 não estão exercendo as atividades clínicas.

Foram identificados cadeiras odontológicas e compressores de ar com defeitos e a falta de materiais necessários para o atendimento.

O serviço de saúde bucal no município é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sete Centros de Especialidades Odontológicas, três Clínicas Odontológicas e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, Morada do Ouro e Pascoal Ramos, que atendem casos de urgência, e policlínica do Pascoal Ramos.

Nas UBS, como menos da metade da capacidade dos procedimentos odontológicos estão sendo realizados por falta de manutenção nos equipamentos, os profissionais acabam sendo subutilizados.

Já nos Centros Odontológicos, o atendimento funciona parcialmente porque não tem cadeiras odontológicas em condições de uso para todos os profissionais.

Foi verificado pela equipe de intervenção que 35% das cadeiras usadas para o atendimento dos pacientes estão com defeito.

A manutenção está suspensa por atraso no pagamento das empresas prestadoras de serviço, tanto dos equipamentos odontológicos quanto dos aparelhos de ar-condicionado.

O Gabinete de Intervenção está fazendo o levantamento de toda a infraestrutura e equipamentos necessários para que seja possível prestar um bom atendimento à população.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105618/visualizar/