Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 21 de Julho de 2016 às 14:46
Por: Jacques Gosch - RD NEWS

    Imprimir


Camila Cervantes/Rdnews
Carlos Nigro deve ser nomeado nas próximas horas pelo governador Pedro Taques (PSDB)
Carlos Nigro deve ser nomeado nas próximas horas pelo governador Pedro Taques (PSDB)

O governador Pedro Taques (PSDB) decidiu que o atual adjunto do Desenvolvimento do Turismo Luiz Carlos Nigro, também filiado ao PSDB, será mesmo remanejado para a Casa Civil. A nomeação será oficializada nas próximas horas e foi confirmada pelo Gabinete de Comunicação (Gcom) do Governo.

Nigro substituirá Paulo Taques. O primo do governador, considerado como principal interlocutor do Palácio Paiaguás, assumirá o Gabinete de Articulação Política, que será criado na segunda etapa da reforma administrativa. A Casa Civil passará a tratar dos assuntos internos do Executivo, como o acompanhamento do desempenho dos secretários e a execução dos programas e projetos. Enquanto isso, o Gabinete de Articulação Política fará a interlocução com os Poderes e a sociedade.

Existe a expectativa de que a segunda etapa da reforma administrativa seja enviada à Assembleia no início de agosto, assim que os deputados estaduais retornarem do recesso. Entre as medidas previstas estão a extinção do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) e do Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR).

O ex-gestor do GAE Gustavo Oliveira já foi remanejado para secretaria estadual de Planejamento (Seplan). Já o titular do GDR Eduardo Moura (PSD) foi sabatinado na Assembleia para assumir a presidência da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT).

A segunda etapa da reforma administrativa também pode resultar na extinção da secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec). Ao que tudo indica, a pasta será fundida com a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O Executivo avalia a extinção de autarquias como Metamat e MT-Gás.

Na primeira etapa da reforma administrativa, o Governo extinguiu 1.130 cargos comissionados. A Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat) também foi extinta, assim como 40 cargos em comissão e funções de confiança da secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). Agora serão extintos 30 dos 57 fundos existentes em Mato Grosso. Destes, 26 já estão inativos e, portanto, será apenas a formalização do fim das atividades.

Secretariado

Antes mesmo da aprovação da segunda etapa da reforma administrativa, Taques tem promovido mudanças no secretariado. Paulo Brustolin deixou o comando da Fazenda (Sefaz), sendo substituído pelo ex-titular da Sedec Seneri Paludo. Para a pasta de Desenvolvimento Econômico, o governador nomeou o ex-presidente da Aprosoja Ricardo Tomczyk.

Marco Marrafon foi remanejado da Seplan para a secretaria estadual de Educação (Seduc). A mudança aconteceu após o escândalo de corrupção envolvendo o então secretário Permínio Pinto (PSDB), preso ontem (20) pelo Gaeco.

Nos bastidores ainda circula a informação de que dois deputados estaduais passarão a integrar o secretariado. Dilmar Dal Bosco (DEM) é cotado para substituir o vice-governador Carlos Fávaro (PSD) na pastade Meio Ambiente (Sema). Já Max Russi (PSB) é lembrado como substituto de Eduardo Chiletto na pasta de Cidades (Secid).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105465/visualizar/