Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 18 de Julho de 2016 às 13:33
Por: Ohanna Patiele / Edição Karol Garcia - Da Assessoria

    Imprimir


Para discutir a viabilidade de uma cooperação técnica para aumentar o consumo de biodiesel no Brasil, o senador Cidinho Santos (PR/MT) conduziu uma reunião entre a diretoria da BR Distribuidora e o superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrario), Donizete Tokaski, no Rio de Janeiro. Segundo o senador, o uso desse combustível trará benefícios ambientais e econômicos ao país, no entanto, ainda há entraves que dificultam o uso do material.

“A lei nº. 13.263, sancionada este ano, prevê o aumento progressivo da mistura do biodiesel ao diesel fóssil (B10), até o percentual de 10% em três anos, e também prevê testes em motores para que validem a mistura. É um avanço, mas precisamos trabalhar em conjunto para se tornar mais viável. Hoje o alto custo de logística para o fornecimento de biocombustíveis tem dificultado que montadoras e fabricantes de motores realizem os testes. Uma cooperação técnica seria o ideal”, afirmou o senador.

A cooperação técnica proposta seria entre o Ministério de Minas e Energia, a Petrobrás, a Agência Nacional de Petróleo e a cadeia produtora de biodiesel. Segundo levantamentos, com o aumento na produção de biodiesel, o Brasil teve uma redução da importação de 3,4 milhões de litros diesel fóssil, o que gerou uma economia de US$ 2,6 bilhões.

“Isso mostra que as vantagens são grandes, além da questão climática. Não podemos esquecer os compromissos assumidos pelo Brasil durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizado no ano passado na França. A questão é que o acesso ao biocombustível ajuda na balança comercial com a diminuição da importação de combustíveis fósseis, ou seja, ambientalmente correto é economicamente viável”, afirmou o senador.

Ele lembrou que estudos mostram que cada veículo usando B10 (10% de biodiesel + 90% de diesel fóssil) reduz, em um ano, a emissão de 9 toneladas de CO², quando comparado a um veículo abastecido com puro diesel fóssil. Uma redução equivalente ao plantio de 66 árvores por ano.

O biodiesel é produzido a partir de diversos óleos vegetais, gorduras animais e óleos residuais (sebo de gado e gordura de frituras). Além de agregar valor à produção nacional e dar destinação correta a dejetos que poderiam poluir o meio ambiente.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105398/visualizar/