Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 18 de Julho de 2016 às 08:22
Por: Thiago Andrade | Da Assessoria Gcom-MT

    Imprimir


Uma grande estrutura composta por quatro carretas foi montada no Parque de Exposição Renê Barbour, em Barra do Bugres (168 km de Cuiabá), para realizar os atendimentos em saúde da Caravana da Transformação. A estrutura conta com quatro carretas, sendo que uma é específica para a realização das cirurgias de catarata e pterígio.

Entre as demais carretas, uma é destinada às consultas médicas, equipada com quatro consultórios. Uma segunda funciona como almoxarifado e uma terceira faz o suporte com gerador de energia.

Na carreta das consultas, a primeira sala é reservada para fazer exames de fundo de olho e verificar os problemas existentes. Ao lado, ficam três consultórios que realizam o conhecido “exame dos óculos”. Esta carreta ainda abriga a central de tecnologia da informação.

A equipe é formada por 80 profissionais não médicos, nove médicos e um anestesista. Foram feitas, em média, 600 consultas por dia, sendo que na quinta-feira (14.07) o número ultrapassou 800 consultas. “Nesses dias de atendimentos nós já passamos de 700 cirurgias realizadas. São números significativos, porque em condições normais demoraria alguns anos para que os procedimentos fossem executados dentro da fila do SUS existente”, comentou o assessor especial da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Werley Peres.

Inovação

Para garantir a segurança nas cirurgias oftalmológicas, o Governo do Estado colocou a Vigilância Sanitária como uma das fiscais do contrato com a empresa 20/20, responsável pela realização das cirurgias.

“Eles fazem a fiscalização constante e rotineira do contrato, desde a limpeza no pátio ao centro cirúrgico. Temos uma técnica da Vigilância Sanitária acompanhando todos os procedimentos”, destacou Peres.

Mais serviços

Além dos atendimentos médicos, a Caravana da Transformação oferece, hoje (17.07), uma série de serviços à população. Dentre eles: o cadastro e confecção do Cartão SUS; 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito); Carteira de Trabalho; Carteira de Pescador Amador; CPF; CadÚnico; Carteira de Identidade; foto 3x4; declaração de hipossuficiência; serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social; inscrição em cursos de capacitação; intermediação de mão de obra e embelezamento.

São oferecidas ainda oficinas com os seguintes temas: Postura no mercado de trabalho; sensibilização para o trabalho; orientação aos pais (conflitos familiares); programa de economia criativa; políticas culturais – mapas culturais; sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil; primeiros socorros e atendimento a acidente doméstico; resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

A Caravana da Transformação ainda realiza serviços complementares de educação para o consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, emissão de declaração de hipossuficiência, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Parceiros

Para realizar o projeto, o Governo do Estado conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra e Defensoria Pública.

Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer, Detran-MT e Vigilância Sanitária.

Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação conta com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabeleireiro e Grupo Barralcool.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105384/visualizar/