Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 05 de Julho de 2016 às 14:03
Por: Priscilla Vilela | Da Assessoria Setas-MT

    Imprimir


Jana Pessôa/Setas-MT

A Caravana da Transformação contará com uma série de serviços de cidadania, garantidos pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Durante os dois dias do programa, 16 e 17 de julho, a população de Barra do Bugres (168 km de Cuiabá) poderá obter acesso a documentação, qualificação, e outros serviços que garantem dignidade aos cidadãos vulnerabilizados.

A Caravana da Transformação contará ainda com a expertise da Setas para sua realização. Todos os serviços do “Ações Integradas de Cidadania”, realizadas rotineiramente pela pasta, serão integrados na ação.

Entre os serviços estão a emissão da segunda via de documentos como certidão de nascimento, casamento e óbito, foto 3x4, xerox, plastificação de documentos, identificação e encaminhamentos para a rede socioassistencial quando necessários, além da prestação de informações sobre o Casamento Social para os povos indígenas de fronteira, ribeirinhos e quilombolas.

“São serviços essenciais e que resgatam essas pessoas da situação de vulnerabilidade. Temos que levá-los a quem precisa, além de viabilizar a melhoria das condições de vida, pois esse é o papel do Estado para com o cidadão. Ficamos sempre honrados de poder integrar e auxiliar ações como essa”, destacou o titular da Setas, Valdiney de Arruda.

A Secretaria Adjunta de Cidadania da Setas, apresentará o “Prepara Mais”, programa que leva conteúdo educacional preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e mercado de trabalho, para àqueles que não possuem condições de pagar um cursinho.

“A Setas trabalha com projetos e execuções que trazem o acesso imediato para a população, a esses serviços que podem transformar suas vidas. São vários projetos que já estamos executando há algum tempo e que agora traremos a apresentação e informação sobre eles, mais para próximo dos munícipes de Barra do Bugres”, disse a secretária adjunta de Cidadania, Alda Attílio.

Todas as ações no município serão realizadas no Parque de Exposições Renê Barbour.

Qualificação

Além dos serviços de documentação, a Setas irá levar vagas para qualificação profissional para os moradores de Barra do Bugres. Por meio de parceria com o Senai, serão disponibilizadas vagas para cursos rápidos na modalidade de Educação a Distância (EAD), conforme explica o secretário adjunto de Trabalho e Emprego (Sat), Samir Prado.

O gestor afirma que será ofertada uma oficina sobre como se preparar para um processo seletivo de emprego, em que serão tratadas informações desde a confecção de currículo até a apresentação pessoal na hora da entrevista.

O programa Emprega Rede, que busca dinamizar o mercado de trabalho em Mato Grosso, com foco voltado para os vulneráveis, também será apresentado para os cidadãos. O setor de Participação Social da Setas, também mobiliza a população, para que todos aproveitem as oportunidades que serão proporcionadas na Caravana da Transformação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/105252/visualizar/