Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Quarta - 19 de Abril de 2023 às 04:25
Por: Ana Sampaio

    Imprimir


O agro e a comunicação estão sempre juntos. Informação de qualidade, bem ditas ou escritas e direcionadas corretamente são essenciais para que o consumidor conheça o produto que está à sua mesa. A informação clara e precisa é importante para esclarecer dúvidas da sociedade, pontuar fatos e especialmente: desmistificar temas importantes e combater as fake news sofridas pelo setor.

Tudo isso parece e deve ser muito óbvio para muita gente, mas fica a questão, quando o agro deve se comunicar? Eu respondo que é agora, hoje, em todos os meios e constantemente! Investimento em assessoria de imprensa, marketing, publicidade não é pra defender o setor e sim combater a desinformação com informação. Comunicar é também a arte de dizer a sua verdade para o próximo e não apenas responder os questionamentos e dúvidas que ele gera sobre você.


É muito comum no agro que os investimentos em comunicação sejam para ‘apagar fogo’. É na hora da crise que se pensa em ‘mostrar a realidade’. E porque não expor a realidade sem egos, com clareza e esclarecimento para toda a sociedade? E porque não falar abertamente sobre a qualidade dos alimentos produzidos nas nossas cidades, sobre a importância do setor para a dona de casa e até mesmo abrir o diálogo para questões consideradas mais tensas, como aplicação de defensivos na lavoura?


A assessoria de comunicação não serve apenas para defender o setor. É papel do assessor de imprensa identificar o que é de interesse comum, o que é preciso falar abertamente e apontar as necessidades de melhorias na comunicação interna e externa de companhias, entidades, profissionais e de um setor.


Finalizo dizendo que o setor precisa se unir, abrir maior diálogo com a mídia e mostrar toda a cadeia produtiva. Falar da importância da produção de soja e milho para a pecuária, por exemplo, é falar diretamente com os telespectadores de jornais da hora do almoço. É com simplicidade e clareza que ela vai entender que a carne moída da almôndega precisa da lavoura de grãos. É a união que se faz uma boa comunicação institucional.


O agro e a comunicação são aliados. Tenho falado muito sobre isso e pontuado algumas dicas no meu perfil no Instagram. Acompanhe semanalmente em @eladoagromt.

*Ana Sampaio é jornalista do agro e diretora de assessoria de comunicação da Crop AgroComunicação, única agência exclusivamente agro em Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/960/visualizar/