Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Sexta - 14 de Abril de 2023 às 04:20
Por: Vanessa Moraes

    Imprimir


A Páscoa passou e a maior preocupação de muitas pessoas é a balança, porém, o consumo exagerado de chocolate por crianças ou adultos, mais comum nesta época do ano, não causa somente o aumento do peso ou a aparição de espinhas. Os ouvidos sofrem com a ingestão demasiada da guloseima e o excesso de chocolate pode gerar o famoso zumbido.

O zumbido, também conhecido como "tinnitus", é um problema cada vez mais comum. Pode ser definido como a sensação subjetiva de barulho na cabeça ou ouvidos da qual só o próprio se percebe, causando graves perturbações na vida cotidiana do paciente.

O zumbido não é uma doença por si só, mas sim um sintoma de outros problemas. Apesar de não acontecer sempre, a maior parte dos pacientes com zumbido apresentam também perda auditiva.

Existem várias teorias neurofisiológicas que descrevem as causas do zumbido. Uma delas está relacionada à causa metabólica, que está ligada a grande ingestão de açúcar, que está presente nos ovos de Páscoa.

Quando chocolates de doces em geral são consumidos em excesso, eles podem causar não só o zumbido, mas também tontura.

Isso acontece devido a alguns mecanismos:

- A resposta metabólica dos nossos ouvidos ao mecanismo de regulação hormonal envolvendo a insulina – substância que atua para controlar a taxa de açúcar no sangue. O labirinto é o órgão de todo o corpo, mais sensível às mudanças de insulina e glicose, podendo levar a alterações nas composições e pressões dos líquidos que preenchem todo o labirinto e por consequência o funcionamento de suas estruturas sensoriais;

- O chocolate é uma substância estimulante para o funcionamento do nosso sistema nervoso, o que pode fazer com que chegue mais sinais ao sistema nervoso central e, com isso, aquelas pessoas que já tem o zumbido ou predisposição a este sintoma, tem ele intensificado ou percebido.

Além de evitar excessos alimentares nesse sentido, vale procurar um médico otorrinolaringologista, caso os sintomas sejam recorrentes.

Tanto o zumbido quanto a tontura podem ser tratados por um médico otorrinolaringologista.

Há alguns cuidados que podemos ter para prevenir o zumbido:

- Utilização de aparelhos auditivos se há perda auditiva associada;

- Tratar corretamente infecções nos ouvidos;

- Limpar os ouvidos regularmente com recurso de um profissional;

- Evitar a ingestão de medicamentos, álcool, doces e cafeína em excesso;

-Evitar a exposição prolongada ao ruído;

- Evitar o uso prolongado de fones de ouvido, deixando o ouvido “descansar”.

E não vou comer mais ovos de Páscoa? Confira algumas dicas, da Dra Tanit Ganz Sanchez:

- Consumir chocolate com moderação, pois não existe um número mágico de peso, quadradinhos ou barras para consumo;

-Dê preferência para chocolates com pelo menos 70% de cacau (pois eles têm menos açúcar) ou pela versão diet ( que substitui o açúcar por adoçante);

- Experimente trocar o chocolate pela alfarroba, que é um produto natural que imita o chocolate, porém não tem açúcar, glúten ou lactose, por isso pode ser consumido, com moderação, por qualquer pessoa.

Poucas pessoas se preocupam com a saúde dos ouvidos. A maioria só se lembra deles quando ocorre algum incômodo, como a dor de ouvido nas infecções ou a sensação de ouvido tapado durante um resfriado, acúmulo de cera ou entrada da água, dentre outros.

Vamos mudar esta estatística e colocar no nosso check up anual, a avaliação da nossa saúde auditiva!

Vanessa Moraes é Fonoaudióloga e Audiologista na Sonicon



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/948/visualizar/