Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Quinta - 06 de Abril de 2023 às 09:41
Por: Andre Crepaldi

    Imprimir


Nestes tempos de mudanças, modernidades, e inteligência artificial, perguntei ao CHATGPT, sobre o dia Mundial da Saúde:

""O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente em 7 de abril, em todo o mundo. A data foi escolhida para marcar a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde e do bem-estar para a qualidade de vida.

A cada ano, a OMS escolhe um tema específico para a celebração do Dia Mundial da Saúde. Em 2021, o tema é "Construindo um mundo mais justo e saudável", que destaca a necessidade de se reduzir as desigualdades na saúde entre diferentes grupos populacionais.

As desigualdades na saúde são um problema global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Infelizmente, a pandemia da COVID-19 agravou ainda mais essa situação, expondo e ampliando as desigualdades existentes. Grupos vulneráveis, como pessoas idosas, pessoas com doenças crônicas e pessoas em situação de pobreza, têm sido os mais afetados pela pandemia.

Nesse contexto, é importante que os governos e a sociedade em geral trabalhem juntos para garantir que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e equitativos. Isso inclui a implementação de políticas públicas que abordem as causas subjacentes das desigualdades na saúde, como a pobreza, a exclusão social e a discriminação.

Também é fundamental garantir o acesso universal a vacinas, tratamentos e diagnósticos, especialmente em países em desenvolvimento e comunidades marginalizadas. Além disso, é necessário investir em pesquisa e inovação para encontrar soluções para os desafios de saúde globais, como a pandemia da COVID-19 e outras doenças infecciosas.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para lembrar a todos que a saúde é um direito humano fundamental e que é responsabilidade de todos trabalhar para garantir que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e equitativos. Juntos, podemos construir um mundo mais justo e saudável para todos."""

Importante ressaltar, que apesar de todos os avanços, o fator fundamental para saúde continua sendo o indivíduo com suas escolhas diárias (atividade física, dieta e exames preventivos), o que muitas vezes é influenciado pelo nível socioeconômico, acesso a serviços de saúde e herança hereditária.

Ainda sobre o cuidado individual, temos calendários vacinais bem estabelecidos na infância e na idade adulta, que previnem uma série de doenças, incluindo alguns tipos de cânceres, que dependem, além de políticas de saúde, da educação de cada pessoa para se interessar pela sua saúde.

A humanização da saúde continua sendo fundamental, e apesar da inteligência artificial, continua insubstituível: um olhar e abraço de carinho, uma palavra de conforto, um gesto de apoio são muitas vezes infinitamente mais importantes do que qualquer tecnologia.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/924/visualizar/