Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Segunda - 03 de Abril de 2023 às 04:58
Por: Renato de Paiva Pereira

    Imprimir


Os criadores da Inteligência Artificial (AI), cuja ponta mais popular atualmente é o ChatGPT desenvolvido pela Openai, estão colocando o mundo em alerta. Nesta última quarta-feira (29) uma carta aberta das principais empresas de tecnologia (Google, Microsoft, Amazon e Meta) assinada por mais de mil pesquisadores da área, avisa o mundo sobre os perigos do uso descontrolado da Inteligência Artificial.

O manifesto pede uma interrupção imediata das pesquisas e de lançamentos de novas plataformas semelhantes ao ChatGPT, por um período mínimo de seis meses. Neste tempo os engenheiros, pesquisadores e técnicos se dedicariam a entender melhor essa ferramenta e verificar seu potencial de causar danos à sociedade.

O ChatGPT virou uma celebridade nestes 04 meses que está disponível na internet. Esta tecnologia é fantástica: responde a qualquer pergunta, faz em poucos segundos um texto com o tema que lhe é dado, escreve poesia, traduz textos, corrige artigos, escreve currículos etc.

Com o sucesso deste primeiro teste todas as empresas de tecnologia aceleraram suas pesquisas em Inteligência Artificial (IA) e algumas já têm produtos prontos para serem lançados no mercado.


Entre esses tem um que faz uma “foto” perfeita de algo ou de alguém mediante comando de voz ou de texto. Assim: Você escreve no espaço indicado no site: “faça um fotografia do Lula vestido de cangaceiro montado em um jegue” em poucos segundos lá está a foto, inclusive com as cores que você escolher.

Outro “milagre”: a partir de uma única frase falada por qualquer pessoa a IA consegue clonar essa voz e depois usá-la para proferir qualquer fala como se fosse o sujeito original. Por exemplo, gravo uma frase aleatória do Bolsonaro depois uso a voz dele para fazer um elogio ao Lula.

Mais: Já é possível fazer pequenos filmes com grande poder de convencimento. Posso através de comandos simples mandar a IA fazer um filme com o Silvio Santos correndo pelado na chuva.

Essas coisas não são previsões, já estão disponíveis na internet. Eu mesmo já uso com alguma frequência o ChatGPT4 e há poucos dias o jornal Estadão trouxe “fotos” do Papa vestindo uma jaqueta puffer, do Putim atrás das grades com roupa de prisioneiro e do Trump sendo algemado por policiais americanos.

O medo (não sei se tem outros interesses escondidos) dos que lançaram este comunicado no último dia 29/03/23 são os danos que a IA possa causar à sociedade.

Acho que eles têm razão. Se hoje um texto simplório ou uma gravação fuleira no whatsApp têm o poder de convencer muitas pessoas de coisas absurdas, imagine a capacidade de persuasão de uma foto perfeita, um áudio com uma voz corretamente imitada ou um filme estrelado por celebridade ou político que se quer ridicularizar.

Certamente o risco que estamos correndo é muito grande. Não fosse assim os criadores dessas plataformas não estariam preocupados a ponto de alertar a sociedade e propor uma moratória nos lançamentos de novos produtos.

Mas fica uma grande dúvida: será possível interromper pesquisas que envolvem bilhões de dólares, disputas de mercado e interesses geopolíticos imensuráveis? Ainda: os signatários da carta aberta estariam realmente dispostos a adiar suas pesquisas ou as limitações seriam só para os outros?

Renato de Paiva Pereira é empresário e escritor

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do RepórterNews.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/916/visualizar/