Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Quarta - 20 de Fevereiro de 2013 às 17:10
Por: Eldes Ivan de Souza

    Imprimir


Matéria publicada na Folha de S.Paulo (12/02,3ª feira), no Caderno Ciência +Saúde, noticia que se encontra em andamento, na Europa, projeto para simular, em computador, toda a atividade de um cérebro humano.

Trata-se do Projeto Cérebro Humano, cujo valor de financiamento chega ao valor de 1 bilhão de euros ( R$ 2,64 bilhões ), e conta com cerca de 200 participantes de 80 países.

O que se objetiva é entender como nossa cabeça funciona, a ponto de guiar tratamentos para doenças como epilepsia e mal de Alzheimer.

Em verdade, até os maiores neurologistas do mundo não sabem ao certo o que acontece dentro da nossa cabeça.

Para se ver o tamanho da sua complexidade, basta dizer que existem, no cérebro, 100 bilhões de células nervosas ( neurônios), e tudo o que vemos, sentimos, pensamos e fazemos depende da capacidade de comunicação entre essas células (neurônios). Em outras palavras, tudo o que fazemos, até mesmo uma atividade sedentária, como ler um livro, por exemplo, envolve atividade cerebral . Outra coisa : ele produz cerca de 70 mil pensamentos distintos por dia.

E, por outro lado, o cérebro é incansável, nunca para – mesmo durante o sono ele está ativo, processando informações e controlando as funções corporais.

Ele é mesmo uma “máquina” extraordinária, e, como dito, ainda se sabe muito pouco a seu respeito, daí a importância do Projeto Cérebro Humano.

Todavia, enquanto se aguarda mais estudos a seu respeito, de uma grande verdade não podemos esquecer : ao longo da vida adulta perdemos mais de 100 mil neurônios por dia, por causa da morte celular.

Por isso, é preciso exercitar o cérebro, forçando-o a aprender algo novo, diferente. Dizem os especialistas que quando você ( e aí eu me incluo também) desafia o cérebro com novas aptidões e maneira de fazer as coisas, novas conexões neurais surgem a cada dia como que se estivessem (grosso modo) repondo novos neurônios no lugar daqueles que vão morrendo. Mas, o exercício físico ( ao menos uma caminhada ) é igualmente importante. Dizem ainda os especialistas que a atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e promove a formação de novos neurônios e conexões cerebrais, ajudando-nos a manter o nosso cérebro tão jovem quanto possível. Mas, é tão importante a atividade física regular de longo prazo que eles chegam a afirmar que o exercício faz o cérebro literalmente crescer, aumentando o número de neurônios, propriamente dito. Portanto, é preciso fazer exercícios, deixar a comodidade de lado e procurar aprender coisas novas, pois, com isso, estaremos reduzindo o risco de problemas cerebrais sérios, incluindo a terrível doença de Alzeimer e outras formas de demência, como alertam os especialistas no assunto .

Anos atrás, uma manchete no New England Journal of Medicine declarava , em relação ao cérebro, o seguinte : “ Use-o ou perca-o” .

***

eldes@terra.com.br
 



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/117/visualizar/