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Opinião
Sexta - 02 de Junho de 2023 às 05:23
Por: Paulo Boscolo

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Ao mesmo tempo em que o governo federal tenta criar um cenário de otimismo ao anunciar redução de impostos para diminuir o preço de veículos populares, também gera um cenário de incertezas para as concessionárias. As regras ainda serão oficializadas por meio de decreto e medida provisória, mas alguns comentários errôneos levam o consumidor a entender que o empreendedorismo das concessionárias encarece a compra de veículos, uma inverdade.


Importante ressaltar que as concessionárias de veículos desempenham um papel crucial na indústria automotiva e desempenham importância significativa para consumidores e também para fabricantes de automóveis. A Lei Ferrari 6.729/70 assegura ao concessionário o direito exclusivo de revenda e define padrões na comercialização de veículos e seus componentes.


Essas empresas têm como objetivo principal propiciar um ambiente adequado para a venda e serviços relacionados a veículos, garantindo a satisfação dos clientes e contribuindo para o crescimento do setor automobilístico como um todo.
Neste texto, exploraremos a importância das concessionárias de veículos e como elas impactam nossa sociedade.


1. Ponto de venda confiável. As concessionárias de veículos são locais onde os consumidores podem confiar para adquirir um automóvel novo ou usado. Ao comprar um carro em uma concessionária, os consumidores têm a garantia de que o veículo foi verificado, está em boas condições e vem com documentação adequada. O que muitos não sabem é que as montadoras não recebem veículo usado como entrada. Esse processo, apenas as concessionárias fazem.


2. Experiência de compra e atendimento personalizado. Os profissionais de vendas nas concessionárias são treinados para entender as preferências e necessidades dos clientes. Além disso, as concessionárias oferecem test drives, permitindo que os consumidores experimentem os carros antes de fazerem uma compra. Esse atendimento personalizado melhora a experiência de compra.


3. Serviços de manutenção e reparo: As concessionárias de veículos também desempenham um papel fundamental na prestação de serviços de manutenção e reparo automotivo. Elas possuem oficinas especializadas, equipamentos e técnicos treinados para realizar serviços de rotina, como troca de óleo, revisões e reparos mais complexos, utilizando peças genuínas e seguindo as especificações do fabricante.


4. Suporte pós-venda: O relacionamento entre a concessionária e o cliente não se encerra após a venda do veículo. As concessionárias oferecem suporte pós-venda, fornecendo informações sobre garantias, programas de manutenção preventiva e assistência técnica. Caso ocorram problemas ou dúvidas, os clientes podem contar com o apoio da concessionária para obter suporte adequado.


5. Geração de empregos e impulsionamento da economia: As concessionárias de veículos têm um impacto significativo na economia local e nacional. Elas geram empregos diretos e indiretos, empregando profissionais de vendas, técnicos automotivos, consultores de serviço, administradores e outros funcionários. Além disso, as concessionárias impulsionam a economia através do pagamento de impostos, promoção de investimentos e contribuição para o desenvolvimento de comunidades. Sem as concessionárias, a economia fica prejudicada e muitas famílias sem sustento e dificilmente haverá local para repor tantos trabalhadores.


6. Parceria com fabricantes: As concessionárias de veículos estabelecem parcerias com fabricantes automotivos, sendo responsáveis por representar as marcas e promover os modelos de veículos.


O anúncio do governo de cortar impostos para reduzir em até 10,96% o preço de carros de até R$120 mil beneficia o consumo e recebe o apoio de toda a cadeia de comercialização de veículos.


Porém, o corte anunciado sem regras bem definidas acaba por paralisar as vendas e gera preocupação no setor. O setor aguarda ansioso a divulgação detalhada do programa e se mantém na defesa da importância das concessionárias. Enquanto medidas para baratear carros não entram em vigor, as concessionárias temem freio nas vendas.

Paulo Boscolo é diretor-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) – Regional Mato Grosso



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