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Opinião
Sábado - 20 de Maio de 2023 às 04:03
Por: Raissa Anbo

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Se você tem um empreendimento e já teve dificuldades com estratégias para alavancar a sua marca no mercado, chegar a potenciais clientes ou até desbravar oportunidades de negócios, esse artigo é perfeito para você.


Em um determinado estágio de crescimento de uma empresa, o proprietário precisa focar naquilo que ele é realmente bom, ser o dono da empresa, a pessoa que vai “tatuar” a marca no peito e ser o interlocutor da mesma. Com isso, é necessário que todos os outros serviços e atividades sejam delegados, principalmente aqueles sobre os quais não se possui conhecimento aprofundado. No início pode ser um grande desafio, principalmente se não houver times formados que consigam tomar conta dessas frentes de trabalho e é exatamente nesse momento que a figura do consultor será importante.


Falando como profissional de marketing, a maioria dos empreendedores que eu conheço e dos clientes que atendo são empresários que não se preocuparam com o marketing da sua empresa e agora precisam “correr atrás da bola” para colocar ordem e conseguirem crescer de maneira ordenada e estratégica.


Por isso, se você sentiu qualquer semelhança com o seu atual momento no texto acima, está intimado(a) a continuar comigo até o final do texto!


O que é e para que serve uma consultoria?
Uma consultoria é um serviço realizado por um profissional especialista em uma área específica. Ela tem como objetivo ajudar o cliente a encontrar soluções que sejam a longo prazo ou permanentes para os seus negócios; a ideia é que seja um serviço pontual e que o contratante consiga aprender a resolver sozinho no futuro (caso não seja algo extremamente específico). Ela vai recolocar a empresa no caminho para alcançar os objetivos traçados pelo seu cliente.


Uma das grandes vantagens de se contratar um consultor é a visão imparcial que ele terá do negócio, ou seja, não existe um apego emocional. Trabalha em estreita colaboração com os clientes para entender seus desafios, identificar oportunidades de melhoria, conduzir análises, desenvolver estratégias, implementar mudanças e avaliar resultados. Eles fornecem orientação, recomendações e soluções personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos específicos de cada cliente.


Ela é uma grande parceria profissional, mas como será que identifico que chegou a hora de contratar uma consultoria especializada? Continua aqui comigo que logo a seguir entraremos com mais detalhes sobre as Consultorias de Marketing.


Quando contratar uma Consultoria de Marketing?
Conforme conversamos anteriormente, uma consultoria é necessária quando não temos o conhecimento necessário para atuar em alguma frente ou demanda. Elas podem ser contratadas para resolver algum tipo de problema, para contribuir em novos projetos, para desenvolver soluções tecnológicas e por diversos outros motivos. A seguir eu vou te contar as principais razões para você contratar uma consultoria de marketing para a sua empresa:


Falta de conhecimento interno
Se a empresa não possui experiência ou conhecimento especializado em marketing, ou seja, se você não possui um time estruturado e cuide dessa área, contratar uma consultoria vai te ajudar muito a preencher essa lacuna. Os consultores têm expertise e conhecimento atualizado sobre estratégias, táticas e tendências de marketing que podem impulsionar o crescimento do seu negócio.


Digamos que você tenha uma agência de publicidade ou um designer contratado que faça os seus posts para as redes sociais, como você vai poder argumentar se não estiverem dando o resultado desejado? Mais ainda, é importante saber se o investimento está sendo realizado de maneira correta, se as artes estão de acordo com o conceito da marca e se o retorno para os clientes está sendo realizado de forma correta.


Desafios específicos de marketing
Se você está enfrentando desafios específicos, como a necessidade de melhorar a visibilidade da marca, aumentar as vendas, expandir para novos mercados ou melhorar a eficácia das campanhas publicitárias, uma consultoria de marketing pode oferecer insights e soluções personalizadas para esses problemas.


Além disso, ele ainda contribui no desenvolvimento do seu time interno durante a consultoria, atuando na solução a curto prazo e já deixando a “sementinha plantada” para que o trabalho possa ser continuado a longo prazo.


Revisão e desenvolvimento de estratégias
Se a sua empresa já possui uma estratégia de marketing, mas você deseja uma avaliação objetiva e orientação especializada para melhorar os seus resultados, uma consultoria de marketing pode ser a solução, para identificar áreas de melhoria e ajudar a desenvolver um plano estratégico mais eficaz.


Lançamento de um novo produto ou negócio
Se você está prestes a lançar um novo produto ou iniciar um novo negócio, uma consultoria de marketing pode ajudá-lo a desenvolver um plano de lançamento abrangente, identificar seu público-alvo, definir a proposta de valor e criar estratégias de marketing eficazes para gerar conscientização e impulsionar as vendas.

Um consultor de marketing pode ser um grande parceiro e aliado para o crescimento e sucesso da sua empresa, contratar esse serviço é um investimento que se paga com os resultados que serão trazidos a curto, médio e longo prazos.

Principalmente se você estiver precisando de ajuda com a estruturação do time de marketing ou até mesmo iniciando o seu negócio.


Não deixe de buscar referências e conhecer bem a experiência real de mercado e varejo desse consultor, com certeza ela será um grande diferencial nas tomadas de decisão. E lembre-se sempre: boas consultorias são sempre investimento e nunca custo. Combinado!?


Raissa Anbo é turismóloga, especialista em marketing pela USP/Esalq e em Gestão de Negócios pela Unic. Atua há mais de 10 anos com marketing e eventos, é criadora de conteúdo que ajuda empresas e profissionais de marketing a atuarem de forma estratégica. Realiza consultorias para empresas.



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