Notícias Saúde
Inverno aumenta casos de doenças respiratórias nas crianças, alerta pediatra
Uma vez que a criança se encontre com alguma enfermidade, a médica alerta para a possibilidade de complicações decorrentes desses quadros infecciosos, como infecções bacterianas, a exemplo de pneumonias, sinusites e otites.
Genética e inflamação na gravidez explicam lábio leporino
O gene CDH1 (que codifica a proteína E-caderina) é um dos exemplos em que uma mutação em um de seus alelos pode levar a ocorrência de lábio leporino e também a um tipo de câncer gástrico.
Saúde recomenda uso de máscara diante de sintomas gripais
No documento, a pasta destaca que, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha declarado o fim da emergência em saúde pública de importância internacional, o vírus continua a circular no Brasil e no mundo.
SUS oferece tratamento do tabagismo e dependência da nicotina
De acordo com Organização Mundia de Saúde (OMS), a cada dia, no país, 443 pessoas morrem por causa do tabagismo.
Câncer de pulmão deve aumentar 1,1% entre mulheres brasileiras, aponta estudo
De acordo com um estudo científico publicado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), a previsão é de que a doença cresça 1,1%, no período de 2026 a 2030, somente entre as mulheres brasileiras.
Dia Nacional da Imunização alerta para baixas coberturas vacinais
O Brasil tem um programa absolutamente democrático, descentralizado, que hoje contempla mais de 38 mil salas de vacina em todo o país.
Banco de sangue de MT intensifica campanha para abastecer estoque; saiba como doar
A instituição também receberá a solidariedade da Polícia Militar, da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap) e da Unidade de Ações Sociais e Apoio às Famílias (Unaf) durante os dias 12 e 16 junho.
Anvisa renova autorização de vacinas e medicamentos de uso emergencial
Em nota, a agência destacou que, com o fim da emergência de saúde pública de importância nacional, a norma que estabelecia regras para concessão e manutenção das autorizações de uso emergencial perdeu a vigência.
Especialistas alertam para "tsunami" de doentes idosos com câncer
A idade avançada é um fator de risco bem identificado pela comunidade médica, o que, às vezes, desencadeia uma atitude de desistência: “Às vezes há um niilismo – se você for mais velho ninguém vai se incomodar – o que é horrível”, acrescentou.