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Cidades
Quarta - 07 de Janeiro de 2015 às 12:12
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

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A insatisfação pelos serviços prestados levou a um crescimento de 27,9% o número de reclamações no Procon de Mato Grosso em 2014 no comparativo com 2013. Entre janeiro e dezembro do ano passado 21.358 procedimentos foram abertos no órgão por consumidores, deste volume 36,7% referiam-se a Serviços Essenciais, que englobam água e esgoto, energia elétrica, telefonia e transporte.

Em 2013 o número de procedimentos abertos ao longo do ano haviam somado 16.690.

De acordo com o Procon, os procedimentos administrativos abertos por consumidores constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na nova ferramenta de atendimento on line, Consumidor.gov.br.

Somente no setor de Serviços Essenciais 7.841 atendimentos foram realizados no órgão, dos quais 3.539 referentes aos serviços de água e esgoto. As reclamações quanto a energia elétrica somaram 1.691, no que tange telefonia fixa 1.306 e telefonia celular 1.192 reclamações. o setor de transporte (rodoviário, passageiros, cargas, aéreo e marítimo) somou 65 atendimentos.

O setor de Produtos foi o segundo a receber mais reclamações atingindo 4.521 atendimentos, dos quais 748 relacionados a telefone, 492 a eletrônico importado, 287 reclamações ligadas a móveis para quarto, 287 para geladeira e freezer e 252 procedimentos quanto a micro computador/produtos de informática.

O terceiro segmento mais reclamado foi o de Assuntos Financeiros com 3.928 atendimentos, dos quais 1.831 referentes a procedimentos administrativos para Banco Comercial. O segmento de Serviços Privados registrou 3.103 reclamações, tendo como líder os serviços de TV por Assinatura com 741 atendimentos, seguido de estabelecimentos comerciais, como supermercado, lojas e padarias, onde 377 reclamações foram feitas.

No setor de Alimentos 370 reclamações foram feitas, sendo 138 atendimentos na categoria Bares, Docerias, Choperias, Casas Noturnas e Afins e 122 em Restaurante/Fast Food. Habitação foi o sexto segmento mais reclamado com 308 procedimentos e a área de Saúde 243 reclamações ficando em último.





Fonte: Olhar Direto

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