Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 06 de Janeiro de 2015 às 07:16
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Mais de 40 % dos medicamentos disponibilizados pela farmácia de alto custo em Cuiabá estão em falta. O reabastecimento da unidade está entre as medidas emergenciais do governo do Estado, conforme afirmou o secretário de Saúde, Marco Aurélio Bertúlio, nesta segunda-feira (05). A escassez se dá pela ausência de licitações não realizadas pela gestão de Silva Barbosa (PMDB).

“No período de transição, 25% dos medicamentos estava em falta. Agora já está chegando a faixa de 40%”, alerta o secretário.

Consta da lista de medicamentos 146 tipos disponíveis pela farmácia de alto custo, sendo que 61 estão em falta. Desses, 2 são concedidos pelo Ministério de Saúde. A Secretaria de Saúde do Estado (SES) já entrou em contato com o ministério para saber o porquê do atraso na entrega. Já os demais são de responsabilidade do Estado.

A Secretaria também revela que a falta se da principalmente pelo não registro de preço, ou seja, licitações para compras dos medicamentos. Em dezembro de 2014, o gestor anterior realizou seis pregões para aquisição dos remédios, porém, não se sabe se os mesmos foram concretizados e em que fase se encontra. Ato contínuo, a nova gestão está realizando uma analisa nos processos para poder dar sequencia.

Outro problema que dificulta a regularidade no estoque dos medicamentos são as dívidas adquiridas pelo Estado com os fornecedores. Diante disso, alguns dos remédios solicitados não são encaminhados. Para dar fim ao impasse, a SES também deu início a um levantamento da dívida com aos distribuidores para entrar em acordo e os mesmos entrem para a lista dos disponíveis.

A regularização da farmácia foi considerada urgente pelo novo gestor da pasta que não descarta adesão de atas. “São medidas imediatas, estamos falando de adesão a ata de outros estados, concretização desses pregões realizados em dezembro para garantir a reposição dos medicamentos”.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/99614/visualizar/